TERMINOU A FASE REGULAR – JÁ SÃO CONHECIDOS OS CLUBES QUE VÃO LUTAR PELOS TÍTULOS NACIONAIS

Nos dias 25 e 26 de Março, a Liga de Clubes regressou ao Algarve, mais concretamente, a Lagoa, único palco que recebeu todas as edições da Liga de Clubes desde que aconteceu a reformulação do Campeonato Nacional de Equipas Mistas Seniores. A FPB contou mais uma vez com a colaboração da Câmara Municipal de Lagoa e a Associação Cultural e Desportiva da CHE Lagoense (CHEL) na organização deste evento que dispôs da habitual excelência e ótimas condições para todos os participantes numa jornada concentrada que culminou a fase regular e definiu quem são as equipas que, em cada divisão, irão disputar a Final 4.

Na primeira divisão, três equipas repetem a presença na Fase Final em relação ao ano passado: CHEL, Clube Desportivo e Recreativo dos Prazeres (CDRP) e Associação Académica de Espinho (AAE), enquanto o Famalicense Atlético Clube (FAC) volta a intrometer-se na luta final pelo título nacional.

A equipa da casa acabou por ter o seu encontro mais complicado desta edição nesta última jornada concentrada. Contra a Associação Académica de Coimbra (AAC), a CHEL teve mesmo de salvar match points na quinta e decisiva partida do encontro antes de selar uma vitória duríssima por 3-2 que acabou por afastar os «estudantes» da luta pela Final 4 e garantir a invencibilidade dos algarvios na Fase Regular. Entre os restantes encontros do dia na 1ª Divisão, destaque para o derby madeirense entre Clube Sports Madeira (CSMA) e CDRP que sorriu à equipa dos Prazeres numa vitória por 4-1; o duelo entre CDRP e AAE que decidia o segundo lugar da classificação e que representou a segunda vitória do dia para os madeirenses, desta feita, por 5-0; e o confronto entre CSMA e AAC que culminou na quarta derrota (em cinco) por 3-2 da equipa de Coimbra na fase regular e que assegurou ao Sports Madeira o quinto posto da classificação geral. O FAC assegurou o último lugar de acesso à Final 4 com duas vitórias tranquilas contra as equipas que acabariam nos dois últimos postos da classificação, o Clube dos Fãs do Badminton de Gaia (CFBG) e o Clube Raquete Estrelas das Avenidas (CREA).

CREA e CFBG terminam assim em lugares de despromoção à segunda divisão, a ser confirmada mediante os clubes que se venham a inscrever na edição 2024 da Liga de Clubes. Uma menção especial para a equipa do CFBG que, apesar do desnível para as restantes equipas primodivisionárias, pautou sempre a sua participação por uma postura de entrega total, empenhamento e fair play que ficam como uma das imagens positivas e de marca desta edição da Liga de Clubes.

Na Final 4 da 1ª Divisão, a CHEL defrontará o FAC e o CDRP irá medir forças com a AAE pela presença no encontro que decidirá o Campeão Nacional de Equipas Mistas 2023, recordando que os dois primeiros classificados irão representar Portugal na Taça dos Campeões Europeus, em Oviedo (Espanha), entre os dias 19 e 23 de Junho.

A 2ª Divisão completou a Fase Regular com vários encontros decisivos para as contas finais. O Clube Stella Maris (CSM) encerrou um percurso 100% vitorioso na primeira fase da competição em que venceu 33 partidas tendo perdido apenas 2 logo na jornada inaugural, e cedido apenas 8 jogos num total de 76 disputados. Nos restantes lugares o equilíbrio foi a nota dominante. Com efeito, o segundo classificado e o quinto terminaram separados por apenas 4 pontos na tabela classificativa. No segundo posto, classificou-se a Sociedade de Instrução Musical de Porto Salvo (SIMPS) depois de selar uma importante vitória contra o Movimento Desportivo (MVD) e o Clube Academia de Badminton Regional e Inclusiva da Lousã-Serpins (CABRIL). No terceiro posto apura-se o Sporting Clube de Braga (SCB) que também selou a sua fase regular com dois triunfos tranquilos sobre o Núcleo Sporting Clube de Portugal de Tires (NSCPT) e o Universo dos Mistérios Associação Cultural (UMAC). O último lugar disponível para a Final 4 foi assegurado pelo MVD e para tal contribuiu a vitória «na negra» contra o NSPTC na última jornada da fase regular, resultado que viria a tirar o apuramento para a fase final ao Novasemente Grupo Desportivo (NGD), que terminou classificado no quinto posto.

Estão assim definidas as semifinais da Final 4 da 2ª Divisão: CSM vs MVD e SCB vs SIMPS. Os dois finalistas asseguram desde logo a sua promoção à 1ª Divisão.

CABRIL e UMAC terminaram em lugares de despromoção à terceira divisão, situação dependente das equipas que se inscrevam na próxima edição.

A equipa de arbitragem da jornada de Lagoa foi composta pelos juízes árbitros José Louro e António Rodrigues e pelos árbitros: Adalberto Escórcio, André Catarino, Carlos Silva, Cosme Berenguer, Dalila Belém, Joana Rodrigues, João Gomes, João Madeira, João Teixeira, Luis Durães, Maria Wilkinson, Maria José Gomes, Pedro Lopes e Pedro Rodrigues.

A classificação geral atual e resultados podem ser consultados no seguinte link:

https://fpb.tournamentsoftware.com/sport/tournament.aspx?id=DA6ED59F-9BC7-404E-97B5-FECD34DA0A6F

Dias 29 e 30 de Abril, o CAR Badminton recebe o momento mais esperado da Liga de Clubes: a Final 4. Todos os clubes lutaram pelo seu direito a estarem presentes nesta ocasião tão especial. Os oito clubes apurados, aos quais acrescem as equipas que irão disputar a terceira divisão, têm pela frente uma última jornada concentrada onde tudo se irá decidir e onde serão proclamados os Campeões Nacionais de Equipas Mistas 2023 em cada divisão.

A Federação Portuguesa de Badminton endereça os seus maiores agradecimentos à Associação Cultural e Desportiva da CHE Lagoense e ao Município de Lagoa pela disponibilidade e colaboração em uma das provas nacionais que mais se orgulha em organizar.