Como Jogar

AirBadminton é fundamentalmente similar ao Badminton indoor (jogado em pavilhões desportivos cobertos). No entanto, existem várias diferenças entre os dois jogos que afetam a estratégia dos jogadores, as jogadas e as técnicas.

Objetivo do Jogo

  • O objetivo do jogo é ganhar pontos ao:
  • Colocar o volante no chão do campo adversário;
  • Forçar o seu oponente a enviar o volante para fora da área de jogo;
  • Forçar o seu oponente a atingir a rede com o volante;
  • Atingir o corpo do seu oponente com o volante

 

Superfícies de jogo

AirBadminton foi projetado para ser praticado em superfícies duras, relva e areia em parques, jardins, ruas, áreas de lazer e praias de todo mundo.

É importante que toda superfície de jogo seja nivelada e o mais uniforme possível, livre de pedras, buracos e qualquer coisa que possa representar risco para os jogadores.

Pisos sintéticos podem ser usados como alternativas ao concreto e asfalto.

 

Participantes

AirBadminton pode ser jogado na variante de singulares (um jogador de cada lado), pares (dois jogadores de cada lado) e trios (três jogadores de cada lado).

Em Trios os jogadores não podem bater o volante duas vezes consecutivas. O jogador deve permitir que outro membro do seu trio execute a próxima devolução. Esta regra cria mais movimentação e aumenta o elemento estratégico do jogo.

Para maior informação sobre o novo formato de jogo em Trios por favor clique no link em baixo.

https://development.bwfbadminton.com/airbadminton-pt/competitions-pt

 

Serviço

Há uma marcação de 3m claramente visível na linha lateral. O jogador deve realizar o serviço de dentro do seu campo e atrás desta marca, com ambos os pés parados. O servidor pode direcionar o volante para qualquer lugar dentro do campo adversário além da linha de 2m da zona morta.

Diferentemente do Badminton tradicional, não há uma linha central que divide o campo em duas áreas de serviço (direita e esquerda).

No momento de impacto do volante no serviço, a totalidade do volante deve estar abaixo do topo da rede. Em sequência, o voo do volante deve ser para acima a partir da raquete do servidor.

Na variante de singulares deve-se direcionar o serviço a qualquer local do campo de singulares do adversário além da linha de 2m.

A área sombreada mostra a área de jogo para singulares. O volante que cair fora desta área determina o ponto (ganho/perdido).

Em pares e Trios deve-se direcionar o serviço a qualquer local na área de jogo do adversário. Qualquer jogador no lado recebedor pode devolver o serviço.

 

Após o serviço, as jogadas são realizadas em toda a área de jogo.

Sistema recomendado de Pontuação

Para atividades recreativas com AirBadminton a BWF recomenda o Sistema de pontuação de melhor de 5 jogos até 11 pontos. No entanto, outros sistemas podem ser usados para adequação ao contexto local.

Considerações Principais:

  • Se a pontuação estiver empatada 10-10, o lado que liderar primeiro ao atingir a diferença de 2 pontos ganha o jogo.
  • Se a pontuação chegar a 12-12, o lado que chegar ao 13º ponto primeiro ganha o jogo. O lado vencedor começa servindo o próximo jogo.
  • Os jogadores devem mudar de lado durante cada jogo quando a pontuação maior chegar a 6 pontos, bem como ao final de cada jogo.
  • Os intervalos devem ser até 120 segundos entre jogos; e até 60 segundos durante cada jogo quando a pontuação maior chega a 6 pontos.