NO REGRESSO À COMPETIÇÃO INTERNACIONAL, SUB19 PORTUGUESES OBTÊM 4 MEDALHAS EM ESPANHA

Decorreu entre os dias 2 e 4 de Outubro mais uma edição dos Internacionais Juniores de Espanha na cidade de Oviedo. Originalmente programado para Março do ano corrente, esta competição foi mais uma das vítimas do vendaval de cancelamentos provocado pela pandemia que tem assolado o globo neste ano de 2020. Depois do seu reagendamento, a Federação Portuguesa de Badminton (FPB) e a sua equipa técnica entendeu ser este o momento adequado para o retorno à competição internacional, com a participação da Seleção Nacional de Sub19 neste evento. A FPB adotou todas as medidas necessárias para que a comitiva nacional, liderada pelos técnicos Fernando Silva e Diogo Silva, competisse em consonância com todas as normativas de segurança e higiene emanadas pelas autoridades de saúde nacionais e espanholas. Dentro de campo, foi um regresso auspicioso dos nossos atletas que culminaram na obtenção de 4 medalhas com destaque para a final alcançada pelo par homem Diogo Glória/Gabriel Rodrigues.

A dupla nacional, a disputar a primeira competição internacional em conjunto, apresentou um bom entrosamento que resultou na conquista do 2º lugar na prova de pares masculinos. Gabriel Rodrigues esteve ainda muito perto de repetir a presença numa final, desta feita na prova de pares mistos em parceria com Mariana Neves. Os dois atletas fizeram uma prova exemplar sendo apenas derrotados nas diferenças do terceiro set com o par que viria a vencer a competição. Na prova de singulares homens, David Silva foi também derrotado na meia final pelo vencedor, num jogo disputado que mostrou todo o potencial do jovem português, tendo este sido o único a ter ganho um set ao adversário que o eliminou em todo o certame. A quarta medalha nacional ficou nas mãos do par senhora de Ana Fernandes e Cláudia Lourenço que repetiram a presença nas meias finais desta competição igualando o seu resultado de 2018. Apesar de toda a luta e combatividade não conseguiram superar esta fase da prova.

Estes resultados sobressaem de um contexto de outras participações bastante valorosas dos jovens nacionais nas diversas provas. A equipa portuguesa revelou crescimento e foi bastante competitiva ao longo do torneio, com alguns dos atletas a conseguirem grandes prestações contra adversários que viriam a ganhar a competição ou a atingir a final da mesma. Os restantes atletas portugueses presentes foram: Pedro Campos, Pedro Portelas, Nuno Gomes, Afonso Gouveia, Rodrigo Dias, Mariana Afonso, Madalena Fortunato e Beatriz Roberto.

A presença nesta prova enquadra-se na preparação da participação da Seleção Nacional de Sub19 no Campeonato da Europa do escalão a disputar-se entre os dias 29 de Outubro e 7 de Novembro. Portugal parte para essa prova com expetativas de cimentar o seu crescimento competitivo dos últimos anos e superar as suas prestações anteriores demonstrando o valor desportivo e fair-play da nossa seleção. Pela amostra apresentada nos Internacionais Juniores de Espanha, este grupo de jovens jogadores reúne todas as condições para deixar todos os portugueses orgulhos da sua representação.