Paris 2024 – Solidariedade Olímpica contempla 2 atletas de badminton com bolsas olímpicas

De forma a cumprir com o horizonte temporal de próximos ciclos olímpicos, a Federação Portuguesa de Badminton (FPB) procurou junto do Comité Olímpico de Portugal (COP) criar condições de apoio a atletas como esperanças olímpicas em preparação para os JO Paris 2024 e, posteriormente, os JO de Los Angeles através do projeto Solidariedade Olímpica do Comité Olímpico Internacional (COI).

Nesse sentido, a Federação Portuguesa de Badminton convidou atletas, reconhecidos pelo seu valor desportivo ou em idade de esperança olímpica, a apresentarem e fundamentarem a sua candidatura através de um plano desportivo (currículo, plano de treinos e competições internacionais, orçamento, objetivos a curto, médio e longo prazo) e carta de motivação.

Após a submissão das candidaturas e documentos necessários junto do COI, decidiu o Comité Olímpico de Portugal a atribuição do apoio a dois dos atletas candidatos da nossa modalidade, que resultou na escolha dos atletas Bernardo Atilano e Madalena Fortunato.

Desta forma e em consonância com as propostas apresentadas, a FPB será responsável pelo processo e interlocutor junto do COP, garantindo assim que os atletas incluídos participam nas provas definidas, obtêm um acompanhamento técnico e clínico adequado e, consequentemente, lutam para o apuramento para os Jogos Olímpicos.

A programação dos torneios será feita de forma integrada entre o plano apresentado pelos atletas e a Equipa Técnica Nacional, que acompanhará os mesmos, conjuntamente com a Equipa Médica, durante todo o processo de classificação e jogos em caso de apuramento.

Para a concessão deste apoio deverá haver um compromisso por parte dos atletas, nomeadamente na garantia do cumprimento de um plano de atividades e condições de treino compatíveis com estes objetivos, nomeadamente treinos regulares no Centro de Alto Rendimento em Caldas da Rainha, devendo esta parceria ir no sentido de proporcionar reais mais-valias com vista à consecução dos objetivos deste projeto. Haverá uma avaliação do projeto com uma periodicidade quadrimestral de carácter técnico, físico e médico e a continuidade da integração estará dependente da obtenção de resultados compatíveis com os objetivos estabelecidos, podendo desse processo resultar a decisão de concentrar o valor atribuído a um menor número de atletas ou a sua substituição.

A Bolsa será acionada a partir da confirmação do acordo devidamente assinado e assim que os atletas integrarem treinos no Centro de Alto Rendimento. Os atletas que se qualificarem e forem inscritos nos Jogos Olímpicos “Paris 2024” terão suas bolsas confirmadas até 31 de agosto de 2024. A Bolsa será renovada ao final de cada quadrimestre, desde que o relatório dos atletas seja preenchido e aceite pelo COP e COI.

Bernardo Atilano

Madalena Fortunato