DIEMO RUHNOW ORIENTA ESTÁGIO COM SELEÇÕES NACIONAIS DE SENIORES E SUB19

Diemo Ruhnow iniciou a sua colaboração com a FPB em Março de 2023, ao ministrar um Ciclo de Seminários abordando especificamente a temática do Treino de Pares ao longo de quatro fins de semana de intensa aprendizagem e partilha de conhecimentos com treinadores nacionais e atletas das Seleções Nacionais de Seniores, Sub23 e Sub19. Várias das estratégias metodológicas introduzidas pelo treinador especialista na vertente de pares foram sendo integradas pela Equipa Técnica Nacional nos estágios das diversas Seleções Nacionais ao longo destes dois anos mas, desta feita, Diemo Ruhnow estendeu a sua estadia em Portugal e, de 23 a 27 de Setembro, orientou um estágio com a Seleção Nacional de Seniores e de Sub19.

Ao longo deste período de treinos, além de incidir o seu foco no trabalho específico de pares, houve espaço para integração de mais metodologias caraterísticas do trabalho de alto rendimento que Diemo Ruhnow desenvolveu e implementou ao longo da última década nas Seleções Nacionais da Alemanha (onde foi Head Coach de Pares) e de Espanha (onde é consultor da Federação Espanhola de Badminton para a vertente de Pares): testes específicos no âmbito da prevenção de lesões (FMS – Functional Movement Screen); trabalho físico complementar com foco na prevenção de lesões, sessões de observação e análise de jogos em contexto de grupo; conversas individuais com diversos atletas.

Revelou-se por isso uma semana intensa a nível físico, técnico, tático e mental que promoveu junto dos atletas presentes a possibilidade de se testarem, de se desafiarem e de evoluírem fruto não só da exigência do treinador convidado, mas também da possibilidade de poderem trabalhar conjuntamente em sessões bi ou tridiárias ao longo de uma semana de treinos.

Foi por isso o culminar de um trabalho desenvolvido ao longo de 18 meses de colaboração de Diemo Ruhnow com treinadores e atletas portugueses, primeiro em contexto de workshops com imenso fluxo de informação, terminando agora com a oportunidade única de colocar em prática esse conhecimento adquirido, num contexto mais específico de treino juntamente com as nossas seleções nacionais.

A mais valia desta iniciativa tem vindo a ser reconhecida por todos os que dela usufruíram e o desafio seguinte passa por levar um pouco deste conhecimento para cada clube do nosso país, estando certos que todos os que tiveram oportunidade de contactar com Diemo Ruhnow ao longo desta colaboração poderão ser dínamos na integração de novas metodologias de treino na vertente de pares que permitam uma maior capacitação e desenvolvimento do badminton nacional nesta vertente tão específica da nossa modalidade.

Mariana Afonso, uma das atletas que participou nos treinos, destacou a importância desta experiência: “Uma iniciativa extremamente enriquecedora por parte da federação, que se possível deveria ser repetida. O Diemo é um treinador muito experiente e sermos expostos a este conhecimento é muito importante para a nossa evolução na vertente de pares. Adquiri inúmeros conhecimentos esta semana que irei sem dúvida implementar nos meus treinos.”

Diogo Glória, outro atleta presente no estágio, também partilhou a sua opinião: “Este estágio permitiu-me aprimorar e abrir novas linhas de pensamento na vertente de pares, de forma a ter o jogo mais otimizado e ser mais metódico nas minhas tomadas de decisão. Este tipo de iniciativas é uma mais-valia porque, para além de trabalharmos com um treinador de nível mundial, conseguimos explorar outras perspetivas de treino que enriquecem o nosso conhecimento. Gostava imenso de repetir estas experiências porque me tornam sempre um jogador de badminton melhor!”

A presença de Diemo Ruhnow até ao dia 27 de setembro sublinhou a importância de investir na formação contínua e personalizada, com um foco claro no sucesso a longo prazo. Este período foi visto como uma oportunidade crucial para solidificar a posição de Portugal no cenário do badminton europeu, impulsionando a qualidade do jogo de pares e preparando as seleções nacionais para desafios futuros em competições internacionais.