Depois de conquistar ouro e prata no Spanish U15 International (1.º Lugar em Singulares Homens – Tiago Berenguer; 1.º Lugar em Pares Homens – Tiago Berenguer/João Fernandes; 2.º Lugar Pares Mistos – Tiago Berenguer/Maribel Sousa), que se realizou em Ibiza 16 a 18 de Setembro, Tiago Berenguer , natural da Madeira, garantiu a primeira medalha de sempre no Campeonato Europeu de Sub 15 para Portugal.
O Campeonato Europeu de Sub 15 realizou-se este ano em Ibiza, Espanha, de 21 a 24 de Setembro, onde o jovem português, de apenas 13 anos, entrou na competição como cabeça de série número 1 em Singulares Homens e a cada jogo foi ficando mais perto de fazer do seu sonho uma realidade. Nos quartos-de-final o português jogou contra Frederik Hinding da Dinamarca e venceu 21-12 21-18. Na meia final frente ao francês Nathan Nguyen, em um combate de três partidas onde perdeu a primeira por 29-30, o jovem atleta recuperou o controlo do jogo e acabaria por vencer com os parciais 21-9 21-15 e avançar para a tão ambicionada final.
No dia 24 de Setembro de 2022, Tiago Berenguer fez história no badminton português ao conquistar a primeira medalha de sempre num europeu /mundial em escalões de formação (até agora o melhor resultado era um 5.º lugar) ao vencer Arthur Tartranov da França 21-14 21-11 na Final.
Em declarações à Badminton Europe, Tiago Berenguer confessou: “Eu estava ansioso por este torneio há muito tempo. Dois a três anos, totalmente focado neste torneio, para vir aqui e estar na minha melhor forma possível, para poder competir com os melhores jogadores da Europa”, e acrescentou: “Ainda não parece real, é uma emoção indescritível, não consigo explicar. Estou muito orgulhoso de ganhar a medalha para Portugal, é nossa.”
Este feito inédito por parte do atleta madeirense surge no seguimento do melhor resultado de sempre numa prova de dimensão europeia ou mundial em Sub17 (FOJE: Festival Olímpico da Juventude Europeia) e do melhor resultado em Campeonatos da Europa de Sub19 dos últimos 7 anos e dos dois diplomas nos Jogos do Mediterrâneo 2022 em Oran, na Argélia.
O investimento realizado nos últimos anos para aumentar a participação internacional das nossas seleções nacionais e atletas tem procurado a obtenção de resultados de relevo que só tem sido possível não só devido ao trabalho feito ao nível de todas as seleções nacionais, mas também ao esforço, sacrifício e horas de treino dispensados por atletas e treinadores nos seus clubes que são fundamentais e parte integrante do sucesso que agora atingimos conjuntamente.
Ainda sobre o Campeonato Europeu de Sub 15 é de salientar o excelente resultado da dupla Tiago Berenguer e Maribel Sousa em Pares Mistos, ao alcançarem os quartos-finais, assim como as excelentes prestações da restante comitiva: Rafaela Silva, João Fernandes, Francisco Jones e Francisco Gonçalves.
A Federação Portuguesa de Badminton felicita todos os atletas da Seleção Nacional de Sub 15 e Equipa Técnica Nacional que souberam prestigiar as cores nacionais nesta competição e representar condignamente o nosso badminton com excelentes resultados.
Podem consultar os resultados em: https://bwf.tournamentsoftware.com/tournament/DDD260A9-83CA-4BE9-9362-73F420971D8B