RECORDE DE INSCRIÇÕES PARA OS 56ºS INTERNACIONAIS DE PORTUGAL

De 6 a 9 de Maio, o CAR Badminton, em Caldas da Rainha, recebe mais uma edição dos Internacionais de Portugal. No contexto pandémico atual têm sido muito poucas as competições calendarizadas que se têm realizado, com várias a serem adiadas e canceladas. A prova nacional estava originalmente prevista para o mês de Março mas foi adiada dois meses para garantir as melhores condições organizativas para todos os participantes.

É com agrado que se verifica um recorde de inscrições para os Portuguese International Championships 2021. À escassez de competições internacionais alia-se o facto de a etapa portuguesa ser das poucas que ainda contabilizará para o apuramento olímpico. Os Jogos de Tóquio aproximam-se a passos largos e com alguns lugares ainda por atribuir, vários atletas não quiseram desperdiçar a oportunidade de tentar conquistar mais alguns pontos para o ranking mundial que os ajudem a selar a sua qualificação. A Federação Portuguesa de Badminton tinha organizado, já em plena pandemia, três provas internacionais de relevo nos passados meses de Novembro e Dezembro e o sucesso das mesmas terá também contribuído para o massivo interesse nos Internacionais de Portugal, num contexto em que os inscritos mostram confiar na organização e segurança proporcionada pela FPB nestes tempos de novas dificuldades.

Com efeito, são 476 as inscrições para os Internacionais de Portugal, entre as quais se incluem atletas de mais de 40 países de todo o mundo.

Na prova de singulares masculinos, inscreveram-se 183 atletas com 16 top100 mundiais entre as estrelas que irão visitar Portugal em Maio. 96 atletas irão disputar as qualificações entre os quais se encontram Bernardo Atilano, Duarte Anjo, Bruno Carvalho, João Chang e Daniel Mendes. Na lista de 63 reservas encontram-se ainda vários atletas que aguardam por possíveis desistências para poderem ter a oportunidade de competirem na mais importante competição em solo nacional.

Em singulares femininos são 116 as atletas inscritas. Também aqui um número avassalador de 14 atletas do top100 mundial irão certamente proporcionar um grande espetáculo nesta prova. Sónia Gonçalves é a única portuguesa entre as 32 atletas a disputar o qualifying com as restantes atletas nacionais a aguardarem a sua oportunidade entre as 60 jogadoras na lista de reserva.

Nas provas de pares o cenário é igualmente entusiasmante. São 65 os pares masculinos inscritos com João Chang/Rodrigo Almeida e Bruno Carvalho/Tomás Nero a constarem entre as 16 duplas que disputam a qualificação com mais 29 pares na lista de reserva. Em pares femininos, há duas duplas portuguesas no quadro principal: as irmãs Sónia e Adriana Gonçalves e o par Catarina Martins/Mariana Chang. Entre os 16 pares na qualificação estão a dupla mais nova da seleção nacional, Madalena Fortunato e Beatriz Roberto, enquanto a reserva inclui 10 pares. Por fim, na prova de pares mistos, 66 inscritos distribuídos por 16 pares nas qualificações e 30 pares na lista de reservas. Nesta prova, a representação nacional confirmada, resume-se, para já, a Tomás Nero/Catarina Martins e Rui Tremoceiro/Inês Pardilhó. Os restantes portugueses espreitam a possibilidade de entrarem caso haja desistências até ao começo do certame.

Pode consultar a lista completa de inscritos neste link:
https://bwf.tournamentsoftware.com/sport/acceptancelist.aspx?id=3C95EFCA-27EF-4355-9A89-78BC3BC5A823

A contagem decrescente para os Portuguese International Championships 2021 começa agora. Se a dimensão da lista de inscritos e a qualidade dos atletas que aí constam, espera-se uma das mais espetaculares edições dos Internacionais de Portugal nos últimos anos. Poderá acompanhar tudo sobre o evento nas redes sociais da FPB.