A terceira edição dos Internacionais de Portugal de Sub 17, realizada em Caldas da Rainha de 24 a 26 de novembro, foi palco de um espetáculo notável que reuniu mais de 200 agentes desportivos de 9 países diferentes: Portugal, Espanha, França, País de Gales, Bélgica, Alemanha, França, Finlândia e Luxemburgo.
Nesta competição, a seleção nacional de Sub 17 destacou-se de forma extraordinária, alcançando uma das melhores prestações de sempre em competições internacionais. Os jovens atletas conquistaram a atenção do público ao chegarem a três finais nas categorias de singular homem, par misto e par homem.
Em pares mistos, a dupla lusa Alexandre Bernardo e Erica Glória enfrentou Rayan Benaissa e Mathilde Pinna da França, culminando numa batalha renhida com parciais de 21-17 e 22-20, cabendo a vitória para Portugal.
Na prova de singulares senhoras, Ishasriya Mekala do País de Gales protagonizou um duelo intenso contra a belga Noa Dauphinais, resultando numa vitória para Dauphinais com parciais de 15-21, 21-11 e 15-21, naquele que foi o encontro mais longo das finais.
Na aguardada final de singular homem, dois talentos portugueses, Tiago Berenguer, vice-campeão da Europa de Sub 17 e campeão nacional de Sub 17 em singulares homens, e Alexandre Bernardo, vice-campeão nacional, enfrentaram-se mais uma vez. Para Tiago Berenguer, a final foi uma oportunidade de revalidar o título conquistado no ano anterior, vencendo Alexandre Bernardo com parciais de 21-14 e 21-6, garantindo assim o bicampeonato.
Na prova de pares senhoras, as belgas Fae Boonen e Lieke Van Parys venceram a final contra Estel Bastide e Jade Dubois da França, com parciais de 21-15 e 21-17. Erica Glória e Leonor Ribeiro conquistaram um honroso terceiro lugar.
No par homem, assistimos a um duelo ibérico emocionante, onde Tiago Berenguer e Alexandre Bernardo enfrentaram os espanhóis Yaidel Gil e Gonzalo Isabal, resultando numa vitória decisiva para a dupla portuguesa com parciais de 21-9 e 21-15.
A Seleção Nacional de Sub 17 de Portugal deixa assim uma marca na história do badminton português e em território nacional, celebrando este feito notável no III U17 Portugal Open com a conquista de 3 primeiros lugares, 1 segundo lugar e 1 terceiro lugar. Alexandre Bernardo carimbou a sua presença em três finais, proporcionando outro feito histórico nesta competição. Estas conquistas são mais do que uma coleção de troféus, são a materialização do esforço coletivo e da devoção à modalidade dos nossos atletas, respetivos treinadores, clubes e famílias, mas também do trabalho que a Equipa Técnica Nacional tem desenvolvido nos últimos anos na Federação Portuguesa de Badminton.
Aplaudimos todos atletas pelas suas realizações notáveis e estendemos esse aplauso aos seus treinadores e clubes.
Para consultar todos os resultados visite o site https://bwf.tournamentsoftware.com/sport/winners.aspx?id=d8f749ca-31bd-41a1-9fd7-cef7f43d6741
Reveja os jogos no nosso canal do YouTube e as Fotografias na nossa página do Facebook.