LIGA DE CLUBES – NA CIDADE DOS ESTUDANTES, CHEL DESTACA-SE NA LIDERANÇA DA 1ª DIVISÃO

A cidade de Coimbra recebeu, nos dias 26 e 27 de Fevereiro, a 2ª Jornada Concentrada da Liga de Clubes da 1ª Divisão e a 1ª Jornada Concentrada da 2ª Divisão. O Pavilhão 3 do Estádio Universitário de Coimbra foi palco de mais uma excelente jornada de badminton, com jogos de grande nível em ambos os dias de competição e com uma moldura humana bastante assinalável principalmente no apoio à equipa da casa, a Associação Académica de Coimbra (AAC).

Na 1ª Divisão, apesar de já estarem finalizadas cinco das sete jornadas da fase regular, há ainda muito por decidir e muito pode ainda acontecer na luta pela Final 4 e na luta pela manutenção. Na frente do campeonato, a Associação Cultural e Desportiva da CHE Lagoense (CHEL) mantém-se invencível, vencendo mais três encontros, desta feita frente à Associação Académica de Espinho (AAE) e AAC, ambos por 5-0, e também, frente ao Famalicense Atlético Clube (FAC), num encontro duro e equilibrado que terminou 3-2 para os algarvios.

No segundo posto, e contando só por vitórias os encontros nesta jornada concentrada, está o Clube Desportivo e Recreativo dos Prazeres (CDRP), que derrotou o Sporting Clube de Braga (SCB) por 4-1, saindo também vitorioso de forma inequívoca dos encontros com as suas congéneres madeirenses, Associação Desportiva Pontassolense (ADP) e Clube Sports Madeira (CSMA), derrotando ambos por 5-0. Esta jornada concentrada teve a particularidade de todas as equipas madeirenses se defrontarem entre si. No terceiro encontro deste minicampeonato regional, o CSMA venceu o ADP por 4-1.

A AAE que tinha terminado invencível a primeira jornada concentrada, não se deixou afetar pela derrota com a CHEL e manteve a sua caminhada irrepreensível na Liga, somando mais duas vitórias contra SCB por 5-0 e ADP por 3-2.

A equipa da casa apresentou-se também em muito bom nível. Apoiados por um público numeroso e ruidoso, a AAC começou o dia a ganhar ao FAC por 3-2 num encontro decidido apenas na quinta partida e terminou a ganhar ao SCB por 5-0.

O FAC somou a sua primeira vitória na competição, ganhando de forma categórica por 4-1 frente ao CSMA, e graças à sua capacidade de disputar todos os encontros, obtendo sempre um ponto em todas as suas derrotas, encara a última jornada concentrada com grandes ambições de ainda conseguir o apuramento para a Final 4. O SCB é por isso a única equipa ainda sem vitórias, apesar de várias partidas equilibradas em cada um dos encontros que tem disputado.

À entrada da última jornada concentrada, a CHEL lidera a 1ª Divisão com 15 pontos, seguido de CDRP e AAE com 13 e 12 pontos respetivamente. Na perseguição ao grupo da frente seguem-se AAC (9 pontos), CSMA e FAC (ambos com 7 pontos). Nos lugares de perigo estão por agora, ADP e SCB com 4 e 0 pontos respetivamente.

2ª DIVISÃO – CLASSIFICAÇÃO PARTIDA AO MEIO APÓS 2 JORNADAS

A 2ª Divisão estreou-se em competição na Época 2022. Oito equipas vão lutar pelo acesso à 1ª Divisão. Historicamente, o equilíbrio nesta divisão tem sido a nota dominante, mas nesta jornada notou-se desde já o surgimento de um fosso entre a primeira e segunda metade da tabela, com quatro equipas a conseguirem duas vitórias e as restantes quatro a não somarem qualquer encontro ganho.

Clube dos Fãs do Badminton de Gaia (CFBG), Clube Raquete Estrelas das Avenidas (CREA), Núcleo Sportinguista de Tires (NST) e Sociedade de Instrução Musical de Porto Salvo (SIMPS) formam o grupo dos invictos até ao momento nesta divisão da Liga de Clubes. CFBG derrotou o Clube Academia de Badminton Regional e Inclusiva da Lousã-Serpins (CABRIL) e Universo dos Mistérios Associação Cultural (UMAC) por 4-1 e 5-0 respetivamente. O CREA ganhou igualmente de forma tranquila os seus encontros por 4-1 frente à UMAC e 5-0 frente à Associação Recreativa e Cultural do Coto (ARECO). Já o NST e o SIMPS tiveram dois encontros muito difíceis contra o Movimento Desportivo (MVD) vencendo por 3-2, o que permitiu aos caldenses somarem desde já dois pontos para a classificação apesar das duas derrotas. Nos seus outros encontros do dia, NST e SIMPS derrotaram CABRIL e ARECO por 4-1 e 5-0 respetivamente.

CFBG, CREA, NST e SIMPS somam assim 6 pontos na primeira metade da tabela, seguidos pelo MVD com 2 pontos e pelo CABRIL, UMAC e ARECO que ainda lutam por pontuar para a tabela classificativa. Com 5 jornadas e 15 pontos ainda à disposição para todas as equipas, tudo pode acontecer na luta pelo acesso à 1ª Divisão.

Numa jornada concentrada supervisionada pelos Juízes Árbitros António Rodrigues e Joaquim Silva e pelos treze árbitros indicados pelos clubes participantes, a Liga de Clubes continuou o seu caminho de afirmação como a competição mais apaixonante do calendário nacional. Coimbra recebeu com calor e paixão a prova e o mesmo se espera da próxima jornada, em Lagoa, nos dias 26 e 27 de Março, num palco já histórico da Liga de Clubes. A 1ª Divisão terminará a sua fase regular e serão conhecidos os apurados para a Fase Final e as equipas em risco de despromoção. Já na 2ª Divisão deverá haver uma imagem mais clara dos possíveis candidatos a subirem à 1ª Divisão do Campeonato Nacional de Equipas Mistas Seniores. Será por isso mais uma jornada emocionante da Liga de Clubes.

A classificação geral atual e resultados podem ser consultados no seguinte link:

https://fpb.tournamentsoftware.com/sport/tournament.aspx?id=CD2BFB04-C114-4112-896D-EDBC69C35B2B

A Federação Portuguesa de Badminton endereça os seus maiores agradecimentos à República Guest House –  Coimbra pela disponibilidade e colaboração em uma das provas nacionais que mais se orgulha em organizar.

Encontre todas as Fotografias da Jornada Concentrada da Liga de Clubes 2022 em Coimbra em:
1ª Divisão: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.3152650341637867&type=3

2ª Divisão: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.3153762274860007&type=3