É chegada a hora decisiva na Liga de Clubes 2022! Depois de passar pelas localidades de Óbidos, Coimbra, Lagoa e Caldas da Rainha, com dezasseis equipas a competir, todos os caminhos vão dar ao CAR Badminton, especialmente engalanado para receber os oito clubes apurados para a Final Four da 1ª e 2ª Divisões, nestes dias 30 de Abril e 1 de Maio. Foram 56 encontros disputados até ao momento; 140 partidas jogadas; 610 jogos («set» na terminologia mais comum) realizados e 20496 pontos concretizados que definiram os rumos e a história de mais uma Liga de Clubes para recordar.
Apenas as quatro melhores equipas de cada divisão têm a honra de participar num evento especial, com uma organização que prima pelo rigor e atenção ao detalhe. O palco está montado, resta agora os intérpretes desta Fase Final fazerem o que sabem melhor: proporcionar um excelente espetáculo desportivo de divulgação da nossa modalidade e com o fair-play como nota dominante.
Na Primeira Divisão está em causa, não só o título de Campeão Nacional, mas também a conquista da segunda vaga de apuramento para a Taça dos Clubes Campeões Europeus o que confere desde logo um drama acrescido às meias-finais da Final Four. Numa das meias-finais encontram-se a Associação Cultural e Desportiva da CHE Lagoense (CHEL), invictos na fase regular, e a Associação Académica de Coimbra, classificada em quarto lugar. Na outra meia-final, o confronto será entre os segundos classificados da primeira fase, Associação Académica de Espinho (AAE), e os vice-campeões nacionais em título, Clube Desportivo e Recreativo dos Prazeres (CDRP). Na primeira fase, os encontros com estas quatro equipas foram sinónimo de espetáculo e emoção e o mesmo deverá suceder este domingo.
Já na segunda divisão, os resultados das semifinais ditarão desde logo quem serão os clubes a assegurar o estatuto de primodivisionários na Época 2023. Clube dos Fãs do Badminton de Gaia (CFBG), também invictos na fase regular, e Núcleo Sportinguista de Tires (NST), apurado no quarto posto, defrontam-se numa das meias-finais enquanto na outra, se irão encontrar o Clube Raquete Estrelas das Avenidas (CREA) e a Sociedade de Instrução Musical de Porto Salvo (SIMPS) que terminaram a primeira fase no segundo e terceiro lugares respetivamente. Esperam-se encontros de alta voltagem logo pela manhã de 30 de Abril para decidir quem serão os clubes promovidos à principal divisão da maior competição do Badminton nacional.
O fim-de-semana fica ainda marcada por uma homenagem que será feita pela Federação Portuguesa de Badminton, no dia 1 de Maio, aos atletas da primeira Seleção Nacional de Badminton por ocasião dos 50 anos dessa pioneira participação internacional. Cecília Geirinhas, Isabel Rocha, Peggy Brixhe, Azevedo e Silva, Francisco Lemos, José Bento, José Novais, Luís Quinaz, Mário Mateus, Marques da Costa, Pinto Alves e Jorge Cruz serão as personalidades invocadas e homenageadas com a participação confirmada de algumas destas individualidades que marcaram a história do Badminton em Portugal.
Serão, por isso, dois dias de lembrança da nossa História e do nosso passado com os olhos colocados no futuro e nos clubes que encontrarão o sucesso desportivo na Final Four, em duas jornadas onde emoção e espetacularidade não irão faltar! Acompanhem os eventos no CAR Badminton ou através da transmissão dos mesmos nas redes sociais da FPB.
Podem acompanhar os horários e resultados em:
https://fpb.tournamentsoftware.com/sport/matches.aspx?id=CD2BFB04-C114-4112-896D-EDBC69C35B2B