A terceira semana competitiva do calendário nacional da Federação Portuguesa de Badminton assistiu ao regresso da Liga de Clubes. O Pavilhão Municipal de Óbidos recebeu, com excelentes condições, as equipas primodivisionárias da Época 2022, naquele que foi um retorno da vertente federada da modalidade a uma localidade que recebeu muitas provas da FPB na primeira década deste século.
A temporada 2022 da Liga de Clubes arranca com as seguintes equipas na 1ª Divisão: Associação Académica de Coimbra (AAC), Associação Académica de Espinho (AAE), Associação Cultural e Desportiva da CHE Lagoense (CHEL), Associação Desportiva Pontassolense (ADP), Clube Desportivo e Recreativo dos Prazeres (CDRP), Clube Sports Madeira (CSMA), Famalicense Atlético Clube (FAC) e Sporting Clube de Braga (SCB). Os campeões nacionais da 2ª divisão da Época transata, Clube Académico de Odivelas, optaram por não se inscrever depois de verem a base da sua equipa transferir-se para outros clubes, no seguimento do que foi um período de transferências muito agitado e que redesenhou a distribuição de forças nas melhores equipas nacionais.
A Fase Regular da Liga de Clubes, disputa-se num formato em que todos os clubes jogam entre si, com os quatro primeiros classificados a apurarem-se para a Final 4 e os dois últimos a ficarem sob o espetro da despromoção à segunda divisão. Na Final 4, os qualificados disputam as meias-finais e final, no fim das quais será coroado o Campeão Nacional de Equipas Mistas e que, conjuntamente com a Equipa Vice-campeã Nacional, se apura para a Taça dos Campeões Europeus.
Sob a supervisão dos Juízes Árbitros António Rodrigues e Luís Ferreira e dos oito árbitros formados pela FPB indicados pelos clubes participantes, os volantes começaram a voar e, como é timbre na Liga de Clubes, não faltaram duelos emocionantes e grandes espetáculos de badminton.
Os Campeões Nacionais da CHEL entraram a todo o gás ao conquistar duas vitórias contra equipas madeirenses. Na primeira jornada, derrotaram os recém-promovidos do ADP por 5-0 e, na segunda jornada, numa reedição da final da época transata, venceram os vice-campeões nacionais do CDRP por 3-2, mostrando que se espera mais um ano de muito equilíbrio entre estas duas grandes equipas. O CDRP teve ainda outro duelo muito intenso na primeira jornada concentrada, pois além do duelo com a CHEL, disputaram também a «negra» com o FAC, derrotando os famalicenses por 3-2.
O outro destaque do primeiro dia de competição vai para a AAE, que se junta à CHEL no lote dos invencíveis ao fim de duas rondas disputadas. Na primeira jornada derrotaram a AAC por 4-1 para na jornada vespertina vencerem o FAC por 3-2. Com seis pontos, esta representa uma candidatura séria dos espinhenses a imiscuir-se entre os habituais apurados para a Final 4.
3-2 foi o resultado mais comum na segunda ronda, uma vez que houve 3 encontros a terminarem com este resultado. Além dos já mencionados confrontos entre CHEL e CDRP, e FAC e AAE, houve ainda a vitória por 3-2 da AAC sobre o CSMA, dando os primeiros 3 pontos à equipa de Coimbra. Também já com vitórias no bolso encontram-se o CSMA e o ADP depois de vencerem os bracarenses do SCB que são, por enquanto, a única equipa sem vitórias apesar de terem ganho os jogos de singulares masculinos nos seus dois encontros.
A classificação geral atual e resultados podem ser consultados no seguinte link:
https://fpb.tournamentsoftware.com/sport/tournament.aspx?id=CD2BFB04-C114-4112-896D-EDBC69C35B2B
A próxima jornada concentrada disputa-se em Coimbra nos dias 26 e 27 de fevereiro. O Pavilhão III do Estádio Universitário de Coimbra acolhe a Liga de Clubes naquela que será a estreia deste local como palco da competição depois de essa oportunidade ter sido gorada há dois anos quando foi a primeira prova a ser cancelada no calendário da FPB devido à pandemia que nos afetou. A primeira divisão irá disputar mais três rondas no dia 26 de fevereiro e no final desta jornada concentrada deverá já haver uma imagem mais clara daquela que poderá ser a distribuição final da classificação da fase regular. No dia 27 de Fevereiro ocorre a estreia da 2ª Divisão com oito equipas participantes: Associação Recreativa e Cultural do Coto, Clube Academia de Badminton Regional e Inclusiva da Lousã-Serpins, Clube dos Fãs do Badminton de Gaia, Clube Raquete Estrelas das Avenidas, Movimento Desportivo, Núcleo Sportinguista de Tires, Sociedade de Instrução Musical de Porto Salvo e Universo dos Mistérios Associação Cultural.
Espera-se mais um ano de grande espetáculo e, se este fim-de-semana for uma amostra, a emoção continua garantida na Liga de Clubes.
A Federação Portuguesa de Badminton endereça os seus maiores agradecimentos ao Município de Óbidos pela disponibilidade e colaboração em uma das provas nacionais que mais se orgulha em organizar.
Reveja os jogos e entrevistas no nosso canal do YouTube:
Encontre todas as Fotografias da I Jornada Concentrada da Liga de Clubes 2022 – 1ª Divisão em: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.3132829063619995&type=3