A RSL BEC Summer School 2023 realizou-se no CAR Badminton em Caldas da Rainha, de 10 a 17 de Julho de 2023 numa organização conjunta entre a Badminton Europe (BE) e a Federação Portuguesa de Badminton (FPB).
Este é um dos mais prestigiantes eventos de desenvolvimento da modalidade de badminton organizada pela Badminton Europe em cooperação com a Federação que acolhe o evento e uma equipa de treinadores altamente qualificados.
A RSL BEC Summer School é um evento que pretende conciliar um campo de treinos para atletas Sub-15 de potencial talento e o curso BWF Coach Education Level II aberto a todas as federações europeias.
A primeira edição do evento teve lugar em 1982 na Áustria, seguida de muitos palcos europeus onde se inclui Caldas da Rainha em 1994 e regressou agora a Caldas da Rainha, depois de quase três décadas.
Este ano, o evento contou com a participação de 54 atletas, 23 treinadores inscritos no curso de internacional BWF/BEC Coach Education Level II, 3 especialistas e 8 treinadores-staff, representando um impressionante total de 29 países, demonstrante de uma fantástica diversidade internacional e colaboração no mundo do badminton.
Com esta iniciativa a Badminton Europe procura aumentar a participação de jogadores e treinadores dos países em desenvolvimento na Europa, transmitir e fomentar novas ideias e conhecimentos aos treinadores internacionais e ainda criar um fórum de networking entre os futuros treinadores internacionais. O campo de treinos teve como objetivo transmitir aos atletas conhecimentos e ferramentas de melhoria de jogo para que estes possam evoluir através de trabalho árduo e melhorar as relações internacionais entre os futuros talentos europeus de Sub-15.
Para além dos treinos foram realizadas algumas atividades para promover a interação entre atletas e dinâmicas de equipa. Nesta edição os atletas tiveram a oportunidade de visitar a praia Bocaxica, Peniche, experimentar uma aula de surf e alguns jogos de praia, um jogo de futebol disputado entre atletas e treinadores para promover o espírito desportivo e inter-relacional e ainda um Badminton Quiz interativo como processo de aprendizagem da modalidade e momento de descontração e diversão.
Desenvolveram-se ainda vários momentos formativos dirigidos pelos treinadores, nomeadamente, formação em ética desportiva, onde receberam uma t-shirt alusiva ao fair play, formação de exercícios de alongamentos como forma de prevenção à lesão, formação de psicologia do desporto com o objetivo de ultrapassar qualquer obstáculo que os atletas enfrentem e dar-lhes métodos para conseguirem controlar e regular os seus níveis de stress. Também neste sentido foram realizadas palestras ministradas pelos treinadores, onde estes expuseram todo o seu percurso como atletas e tentaram passar algumas mensagens aos participantes de como devem encarar a carreira desportiva.
Durante o campo de treinos ocorreu ainda um Torneio de Singulares Masculinos e Femininos, onde a atleta portuguesa Mafalda Avelino garantiu um impressionante 3.º lugar mostrando o seu imenso talento e determinação.
O BWF Coach Level II é curso avançado de treino em badminton, lançado em dezembro de 2013, destinado a treinadores interessados em planear e executar um programa de treino de um ano. Nesta edição estiveram inscritos ao longo da semana 23 treinadores, que resultou numa taxa de sucesso de 60% onde se encontram os treinadores portugueses Diogo Silva e Miguel Rocha.
O curso utiliza um sistema que inclui materiais de formação/treino centrados no treinador e baseados nas suas competências, de forma a proporcionar um percurso de aprendizagem para desenvolverem capacidades e conhecimentos e oferece uma gama de conteúdos opcionais, recursos e atividades suplementares para enriquecer os treinadores.
Neste curso de treinadores destaca-se com mais profundidade a metodologia de COMO Treinar, QUANDO Treinar e O QUE Treinar e os temas abordados centram-se na área da psicologia, estilos de vida, táticas a utilizar e tipos de treino físico a implementar no campo de jogo.
Os pontos fortes destacados a reconhecer num bom treinador de BWF Coach Level II são as competências de treino, gestão de grupos e criação de situações táticas realistas nos exercícios aplicados em situação de treino.
Para terminar em grande este evento realizou-se uma festa de encerramento, que contou com a presença do Vice-Presidente da BE, João Matos, o Presidente da FPB, Horácio Bento de Gouveia, o diretor da FPB, José Louro, e o Presidente da Comissão de Gestão Local do CAR, Bruno Gama, para a entrega de prémios onde o atleta luso Hugo Campos foi galardoado com o prestigiado título de Jogador Masculino Mais Valioso. Este reconhecimento é um testemunho das habilidades excecionais, desportivismo e dedicação do Hugo à nossa modalidade.
Ainda na festa, promoveu-se o contacto com a cultura portuguesa onde os atletas aprenderam uma dança folclórica com a professora Ana Maçãs e se divertiram ao tentar recriar uma das danças mais icónicas portuguesas e depois alguns dos êxitos musicais dos últimos anos num ambiente de grande confraternização. A festa serviu ainda para os participantes provarem algumas das iguarias portuguesas, nomeadamente as sobremesas do Atelier do Doce. Os participantes no final do evento consideraram que o mesmo foi um sucesso retumbante!
Horácio Bento de Gouveia, Presidente da FPB, deu por encerrada RSL BEC Summer School 2023 com a nota de que “foi um evento histórico e importante, que proporcionou uma oportunidade extraordinária de ter em Portugal treinadores de alto nível e excelentes jogadores de toda a Europa”.
Como nota final a Federação Portuguesa de Badminton não pode deixar de expressar a sua profunda gratidão aos parceiros e patrocinadores pelo seu inestimável apoio para tornar a RSL BEC Summer School 2023 um sucesso, nomeadamente, Município de Caldas da Rainha, Instituto Português do Desporto e Juventude, Fundação do Desporto, Agrupamento de Escolas Raul Proença, Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, Physicolem, Aki-del-mar, Turismo do Centro de Portugal, Frigosto, Atelier do Doce, Auchan-Caldas da Rainha, La vie, Nestlé, Rodoviária do Oeste e o Hotel Internacional. Gostaríamos também de expressar um agradecimento especial à Prof.ª Ana Maçãs.