O Comité Paralímpico de Portugal está a organizar o Dia Paralímpico Jovem, que acontecerá a 7 de outubro no Centro Desportivo Nacional do Jamor, em Oeiras. Este evento, que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, é uma oportunidade única para jovens com deficiência experimentarem 19 modalidades paralímpicas e surdolímpicas das 10:00 às 16:00 horas.
Aquela que será a primeira edição do Dia Paralímpico Jovem tem como principal objetivo sensibilizar, promover e incentivar a prática desportiva entre pessoas com deficiência. O evento é destinado a jovens com idades entre 9 e 24 anos que possuam paralisia cerebral, deficiência motora, deficiência intelectual, deficiência visual ou surdez, e que sejam elegíveis para competir nos Jogos Paralímpicos e Jogos Surdolímpicos.
No Centro Desportivo Nacional do Jamor, os participantes, na presença de técnicos especializados e de atletas paralímpicos e surdolímpicos, terão a oportunidade de experimentar uma variedade de modalidades, incluindo atletismo, badminton (representado pelos jovens talentos Beatriz Monteiro, Inoi Ferreira, Bruno Faria e Gonçalo Batista), basquetebol, boccia, canoagem, ciclismo, curling, escalada, futebol, goalball, judo, luta greco-romana, natação, remo, ténis, ténis de mesa, tiro com arco e voleibol.
Além das atividades desportivas, o evento incluirá oportunidades para compartilhar experiências, bem como diversos momentos lúdicos e competitivos. Este Dia Paralímpico Jovem procura inspirar a próxima geração de atletas com deficiência e promover a inclusão através do desporto.
Para mais informações consultar a página oficial do evento em: https://paralimpicos.pt/dia-paralimpico-jovem1