Entre 12 e 19 de fevereiro, o CAR Badminton em Caldas da Rainha recebeu o primeiro estágio das seleções nacionais seniores (Seniores e Sub23) da presente época, dividido entre treino de singulares e treino de pares, avaliações, workshops relacionados com o treino de mobilidade, além de uma “Conversa Olímpica” com a judoca Bárbara Timo.
A semana de estágio, dividida entre trabalho específico das variantes de singulares e pares, contou com 10 sessões de treino sob a orientação da Equipa Técnica Nacional (ETN), composta pelos treinadores Diogo Silva e Fernando Silva. Estiveram ainda presentes o preparador físico, José Nunes, o fisioterapeuta, João Jorge, e a ementa semanal ficou a cargo da nutricionista Joana Hipólito.
Os treinos contaram também com a colaboração da treinadora convidada Judith Meulendijks, no âmbito do Programa de Internacionalização do CAR Badminton, com o apoio da Fundação do Desporto. A ex-jogadora neerlandesa, que chegou a ocupar o 10.º lugar no Ranking Mundial da BWF em Singulares Senhoras e competiu nos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000, não escondeu o entusiasmo de regressar a trabalhar com os atletas portugueses e poder partilhar a sua experiência e conhecimento junto dos atletas seniores.
O treino específico de raquete focou-se em trabalho em diferentes contextos táticos de situações defensivas, neutras e ofensivas havendo ainda lugar a trabalho técnico individualizado.
Tal como no estágio anterior, os atletas foram submetidos a testes para avaliação da Condição Física, desta vez a cargo de André Pito, no âmbito da tese de mestrado “Condição Física e Desempenho Desportivo em Atletas de Badminton: Avaliação de Marcadores da Condição Física e sua relação com o Desempenho Desportivo no Badminton”, que recolheu dados sobre a resistência cardiovascular, agilidade, composição corporal e força explosiva dos atletas.
Destacando a importância dos exercícios de mobilidade, o fisioterapeuta João Jorge promoveu um workshop sobre o tema. O fisioterapeuta, que tem acompanhado e avaliado as seleções nacionais no último ano, identificou e realizou com os atletas alguns exercícios específicos de mobilidade nas principais articulações, visando a prevenção das lesões da modalidade.
Entre os treinos dos dois grupos, houve lugar para uma “Conversa Olímpica” com a atleta olímpica de judo Bárbara Timo. A judoca partilhou o seu percurso desportivo desde que se iniciou na modalidade de judo há mais de 20 anos, ao ouro nos Jogos Mundiais Universitários em 2017, prata no Campeonato Mundial de Judo em 2019, bronze no Campeonato Europeu e a participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Esta iniciativa, que conta com a colaboração do Comité Olímpico de Portugal e a Comissão de Atletas Olímpicos, visa dotar os atletas do conhecimento e das ferramentas necessárias para uma gestão equilibrada da sua carreira desportiva através de conversas informais com atletas olímpicos de outras modalidades.
Ao concluir o estágio, o Selecionador Nacional Fernando Silva expressou a sua satisfação, afirmando: “Acreditamos que as novas dinâmicas de trabalho nestes dias melhoraram o nível de treino. Estivemos focados em elevar o desempenho dos atletas e prepara-los para os torneios de 2024”.
Com uma semana intensiva de treinos e uma Equipa Técnica Nacional altamente comprometida com o badminton nacional, a seleção nacional de seniores e sub23 encerrou o estágio com confiança renovada e determinação para enfrentar os desafios da época de 2024.