CAR BADMINTON VOLTA A RECEBER UMA COMPETIÇÃO INTERNACIONAL – PORTUGUESES EM DESTAQUE

2020 tem sido um ano repleto de desafios em consequência da crise pandémica que afeta todo o mundo. A nível do Badminton têm sido raras as competições internacionais disputadas com uma escassez enorme de provas para os atletas da nossa modalidade disputarem. Desde que Portugal retomou a sua competição nacional de badminton no início do setembro, das 19 provas internacionais previstas para o continente europeu apenas três se tinham realizado. Os 55ºs Campeonatos Internacionais foram por isso, apenas a quarta prova internacional a realizar-se nos últimos três meses. Este dado exemplifica bem a magnitude da empreitada levada a cabo pela Federação Portuguesa de Badminton para garantir que tudo se consumava e era organizado com todas as condições de segurança e higiene para os participantes deste evento. Depois do sucesso da retoma da competição nacional, é com agrado que verificamos que a retoma da competição internacional no nosso país correu da melhor forma.

Quanto ao desempenho desportivo dos atletas nacionais, também ele esteve a elevado nível com quatro jogadores/pares a alcançar os quartos de final da competição.

Bernardo Atilano brilhou ao eliminar dois adversários antes de ser derrotado por Brice Leverdez (França), atual 38º do ranking mundial, e que viria a vencer a prova. O atleta português, na sua primeira competição disputada em nove meses, apresentou-se a um excelente nível e mostrou o seu potencial e capacidade para equilibrar desafios com os melhores atletas do mundo.

Em situação semelhante apresentou-se Sónia Gonçalves. Sem competir nacional ou internacionalmente desde fevereiro, Sónia também só foi parada pela eventual vencedora da competição, Sabrina Jaquet (Suíça), nos quartos de final numa exibição pautada por bons momentos ao longo da partida.

Sónia alcançaria a mesma fase do evento na prova de pares senhoras em parceria com Adriana Gonçalves. As duas atletas não foram felizes nos momentos decisivos ao perderem com uma dupla escocesa por 24-22 no terceiro set depois de uma prestação em crescendo ao longo dessa partida.

Por fim, também na prova de pares masculinos houve alma lusitana nos quartos de final. Daniel Mendes e Rui Tremoceiro tiveram um desempenho de realce marcado pela sua capacidade de luta e apresentaram vários momentos de inspiração que os carregou até esta fase da prova.

Além das vitórias dos primeiros cabeças de séries Brice Leverdez e Sabrina Jaquet nas provas de singulares homens e senhoras respetivamente, confirmando o seu favoritismo, Leverdez replicou a vitória na competição de pares masculinos fazendo dupla com Lucas Corvee depois de derrotarem os gémeos Grimley na final em dois sets resolvidos apenas nas diferenças. Um dos irmãos Grimley, Christopher, acabaria por sorrir na prova de pares mistos que venceu juntamente com Eleanor O’Donnell. Por fim, mais uma vitória para a Escócia a consumar-se na variante de pares femininos com Lauren Middleton e Holly Newall a sagrarem-se campeãs dos Internacionais de Portugal.

Este evento foi uma excelente oportunidade para a equipa técnica nacional de Jorge Cação, Fernando Silva e Diogo Silva poder observar, em contexto de treino e em contexto de competição, um grupo alargado de atletas tendo em vista as próximas participações internacionais nomeadamente, a Fase de Qualificação para o Europeu de Equipas Mistas a disputar-se no CAR Badminton das Caldas da Rainha de 9 a 12 de Dezembro. O contingente nacional nos Internacionais de Portugal não se resumiu aos atletas convocados para a seleção, com outros jogadores a participar. Todos eles apresentaram um desempenho valoroso e aproveitaram a oportunidade de terem contacto com uma realidade competitiva mais forte e desafiante para se testarem e evoluírem.

A edição de 2020 dos Internacionais de Portugal encerra assim como mais um sucesso organizativo e desportivo e como um exemplo de perseverança e capacidade para continuar a competir, em segurança, e a proporcionar aos nossos atletas as melhores condições possíveis para que eles possam prosseguir com a sua prática desportiva.

Fotografias FPB (para mais fotografias do evento consulte a nossa página do Facebook)