A Direção da Federação Portuguesa de Badminton (FPB) aprovou uma medida excecional para a época 2025: todos os atletas não seniores que iniciem a prática da modalidade e cuja inscrição dê entrada nos serviços administrativos entre 1 de setembro e 15 de dezembro de 2025 ficam isentos do pagamento da taxa de filiação.
A decisão surge porque o início do ano letivo 2025/2026 coincide com a fase final da época desportiva da FPB (que termina a 31 de dezembro). Nesta altura é comum a entrada de novos praticantes nos clubes, mas muitas famílias adiam a inscrição para evitar a duplicação de custos com a renovação em janeiro.
Para garantir que os jovens praticantes têm acesso à prática desportiva em segurança e com cobertura do seguro desportivo obrigatório, a FPB decidiu adotar esta medida de caráter excecional.
Mantém-se, contudo, a obrigatoriedade do pagamento do seguro desportivo individual (10 €), que deverá ser liquidado diretamente e não poderá ser debitado em conta corrente dos clubes junto da FPB, bem como a obrigatoriedade da apresentação de exame médico desportivo válido, conforme o Decreto-Lei n.º 345/99 e a Lei n.º 5/2007.
Com esta decisão, válida apenas para a época 2025, a FPB reforça o seu compromisso em apoiar os clubes e as famílias, promovendo o acesso seguro e inclusivo à prática do badminton.