No período de 15 a 19 de janeiro, o CAR Badminton em Caldas da Rainha recebeu o primeiro estágio das seleções nacionais de não seniores, marcado por treinos, avaliações e workshops enriquecedores.
A semana de estágio foi dividida entre trabalhos com a seleção nacional feminina e masculina. Cada seleção teve a oportunidade de realizar 5 treinos, sob a orientação da Equipa Técnica Nacional (ETN) composta por Diogo Silva e Fernando Silva, além da renomada treinadora internacional Judith Meulendijks.
Tal como na época anterior, a ETN e a Federação Portuguesa de Badminton promoveram o acompanhamento das atividades das Seleções Nacionais (SN) por treinadores detentores do Título Profissional de Treinador de Desporto, numa lógica de abertura e partilha de conhecimento do trabalho que é desenvolvido nas SN, contacto e aprendizagem com treinadores estrangeiros que integram a ETN em atividades e estendeu o convite ao treinador Victor Quitério.
Os treinos de raquete concentraram-se em trabalhos técnico e tático, com foco em batimentos neutros do fundo do campo e transição de situações defensivas para situações neutras ou ofensivas. Judith Meulendijks, ex-jogadora neerlandesa com um extenso histórico de conquistas, trouxe sua vasta experiência para a equipa, enriquecendo ainda mais o ambiente de aprendizagem.
Os jovens atletas passaram por avaliações físicas realizadas pelos fisioterapeutas da Physioclem, visando a criação de um histórico de lesões e informações relevantes para o acompanhamento e desenvolvimento dos atletas. Além disso, testes físicos foram orientados pelo preparador físico José Nunes, procurando obter dados relevantes para a progressão física e técnica dos atletas.
Destacando a importância da saúde mental, Judith Meulendijks promoveu um workshop sobre o tema. A treinadora, que se tem dedicado nos últimos anos ao estudo da saúde mental, ressaltou a necessidade de promover, monitorar e tratar a saúde mental tão cuidadosamente quanto a saúde física.
Ao término do estágio, o Selecionador Nacional Diogo Silva expressou sua satisfação: “2024 começou com um estágio muito produtivo para as seleções nacionais de não seniores. Foi uma semana de trabalho intensa, que contou com a colaboração da treinadora Judith Meulendijks e em que foram testadas novas dinâmicas de trabalho. Os treinos decorreram num ambiente de grande entrega e foco por parte dos jovens atletas, quer dos mais experientes quer dos que agora começam as suas caminhadas na seleção nacional, e todos retiraram o máximo proveito da oportunidade de trabalharem com colegas de nível elevado e da experiência de aprenderem com uma técnica internacional de valor reconhecido.”
Judith Meulendijks complementou, enfatizando que “Foi ótimo trabalhar com ambos os grupos, rapazes e raparigas. Ótima dinâmica, muita motivação, trabalho consistente, esforço e vontade de aprender. Nas 5 sessões que cada grupo teve, tentámos enfatizar determinados temas – eu diria que foi um sucesso!”.
O estágio encerrou-se com a certeza de que as seleções nacionais estão preparadas para enfrentar os desafios que 2024 reserva.
Consulte a Galeria de fotografias na Página Oficial da Federação Portuguesa de Badminton no Facebook.