Entre os dias 3 e 7 de Dezembro, por toda a Europa, disputou-se o apuramento para o próximo Campeonato da Europa de Equipas Masculinas e Femininas a disputar-se na Turquia em Fevereiro de 2026. As seleções nacionais masculina e feminina estiveram entre as equipas participantes. Portugal, e o CAR Badminton – Joaquim Lopes, acolheu o grupo de qualificação da equipa masculina enquanto a equipa feminina viajou até Sofia, Bulgária, para disputar a sua ronda de apuramento.
A Seleção Nacional Masculina foi a que esteve mais perto de lutar pela qualificação para um dos oito lugares disponíveis na fase final do Campeonato da Europa. Integrada num subgrupo de três países cujo vencedor disputaria o apuramento com o ganhador de outro subgrupo, Portugal terminou com uma vitória e uma derrota, tendo esta acontecido com a Suécia que viria a carimbar posteriormente a sua qualificação para a Final-8. Apesar de não se ter apurado, este evento marcou um pedaço de história para a equipa Homem portuguesa: com efeito, a armada lusa conseguiu terminar com um registo negativo que durava desde Fevereiro de 2008, data da última vitória de uma seleção nacional masculina sénior em provas de equipas. No seu primeiro encontro, Portugal derrotou a Eslovénia por 3-2 vencendo todas as partidas de singulares através de Bruno Carvalho, Diogo Glória e Tiago Berenguer. Apesar de partidas equilibradas, Simão Ferreira/David Silva e Diogo Glória/Gabriel Rodrigues não viriam a conseguir a vitória nos desafios de pares masculinos. Foi por isso com fortes aspirações de lutar pela vitória no seu subgrupo que Portugal partiu para o desafio com a Suécia. Após derrota de Bruno Carvalho e vitória de Diogo Glória nos seus singulares, a terceira partida do encontro, de pares masculinos viria a marcar o rumo do desafio: depois de três jogos de forte equilíbrio, o par Bruno Carvalho/David Silva viria a perder na «negra» por 21-19 com os suecos a embalarem para a vitória depois de o singular de Tiago Berenguer e o par Diogo Glória/Gabriel Rodrigues terem igualmente pendido para os nórdicos (resultado final: 1- 4).
A Suécia viria depois a derrotar o Azerbaijão por 3-1 na final deste grupo de qualificação. Portugal fica por isso com a sensação de que podia ter sonhado com um apuramento histórico naquela que se salda por uma participação bastante positiva que permitiu quebrar um enguiço de quase 18 anos abrindo ainda esperanças de um futuro promissor em edições futuras. A Seleção Nacional Masculina foi liderada pelo técnico Duarte Anjo e contou com os selecionados: Alexandre Bernardo, Bruno Carvalho, David Silva, Diogo Glória, Gabriel Rodrigues, Santiago Batalha, Simão Ferreira e Tiago Berenguer.
Por sua vez, a Seleção Nacional Feminina tinha pela frente um desafio de elevada dificuldade no seu grupo de apuramento em que foi sorteado juntamente com Bulgária, Irlanda e Suíça. As portuguesas começaram a sua participação contra a equipa da casa, a Bulgária, uma das mais fortes seleções femininas da Europa, defrontando depois as suíças e terminando a sua prestação contras a Irlanda. Apesar de não ter obtido qualquer vitória nos três encontros disputados, a equipa feminina de Portugal, apresentou a sua tradicional faceta guerreira e lutadora, deixando uma imagem positiva do seu badminton. Depois de em 2023, também a seleção feminina ter terminado com uma seca de vitórias que durava desde 2010, este foi mais um passo sustentado no percurso de consolidação internacional das atletas nacionais. A selecionadora nacional Telma Santos comandou a equipa que foi composta pelas atletas: Catarina Martins, Madalena Fortunato, Mafalda Avelino, Mariana Afonso, Mariana Neves e Mariana Paiva.
Portugal viu ainda ser reconhecido, mais uma vez, pela Badminton Europe a excelência da sua capacidade organizativa ao ser escolhido para acolher outro grupo de qualificação das seleções femininas da Ucrânia, Bélgica, Hungria e Azerbaijão.
Termina assim a participação internacional das seleções nacionais em 2025. O badminton de alto nível no entanto, não para, com o CAR Badminton – Joaquim Lopes a acolher ainda a Final 4 da Liga de Clubes e o Campeonato Nacional de Sub21 nos fins de semana que restam até ao Natal.

