Foi com grande satisfação que a Federação Portuguesa de Badminton (FPB) recebeu a aprovação do seu Plano de Ação “Pares Vencedores – uma nova abordagem para o treino de Badminton em Portugal” pelo Comité Olímpico Internacional (COI), sendo contemplada com uma Bolsa da Solidariedade Olímpica para a sua implementação.
O COI, através da Solidariedade Olímpica, tem a tarefa, nos termos da Regra 5 da Carta Olímpica, de disponibilizar apoio aos Comité Olímpicos Nacionais, (CONs) em particular aqueles que apresentem um plano estratégico de desenvolvimento. Neste sentido, a Solidariedade Olímpica estabeleceu um programa de desenvolvimento do sistema desportivo nacional, cujo objetivo principal é fornecer aos CONs os meios para apoiar e/ou criar estruturas desportivas simples e funcionais, de acordo com as suas necessidades e seguindo as orientações estabelecidas para este programa específico.
No âmbito deste programa, em estreita colaboração com o Comité Olímpico de Portugal, a Federação Portuguesa de Badminton, na qualidade de entidade responsável pelo desenvolvimento do badminton no país (ou seja, formação de treinadores, realização de projetos de identificação de talentos, desenvolvimento de desporto de formação e/ou de elite, etc.), submeteu uma candidatura de plano de ação à Solidariedade Olímpica.
Este plano de ação propõe uma estratégia para impulsionar o desenvolvimento da modalidade em Portugal, em particular na vertente de jogo de pares. Esta estratégia visa melhorar a performance dos atletas, coordenando-os com um programa de formação de treinadores. A estratégia foca áreas-chave, incluindo uma maior participação internacional dos atletas, maior competitividade, o desenvolvimento do treinador e treinos de excelência sem descuidar o facto de que os atletas de hoje poderão ser os treinadores de amanhã.
A FPB reconhece que um dos grandes desafios desde plano é aumentar o número de treinadores qualificados, melhorar o padrão de treinos e garantir recursos para a implementação eficaz desta estratégia. Assim, reconhecendo a importância de investir na formação de treinadores para o sucesso deste plano estratégico, e com a aprovação desta Bolsa, irá proporcionar a inscrição gratuita a alguns treinadores, demonstrando o compromisso em capacitar profissionais e fortalecer o desenvolvimento do badminton em Portugal.
A participação nos Seminários 3 (19 a 21 de Abril) e 4 (20 a 22 de Setembro) com Diemo Runhow será uma oportunidade valiosa para os treinadores convidados e inscritos aperfeiçoarem as suas competências e trocarem experiências com um renomado especialista internacional. Esta iniciativa reforça o compromisso da FPB em promover o desenvolvimento profissional e elevar o nível do badminton em Portugal. Com a implementação deste plano de ação e o apoio da Bolsa da Solidariedade Olímpica, a FPB está confiante em alcançar novos patamares de sucesso e excelência desportiva.