Nos últimos meses, o quotidiano de todos tal como o conhecíamos, mudou. A crise pandémica relacionada com a doença infecciosa COVID-19 que assolou o nosso país e o resto do mundo trouxe desafios para os quais não estávamos preparados e convidou-nos a adaptar os nossos comportamentos para que fosse possível ultrapassar esta adversidade.
No contexto específico da nossa modalidade, os nossos clubes e atletas ficaram impedidos de treinar e de competir e viram o planeamento desportivo e orçamental de toda a sua época ter de ser refeito e conciliado com o alargamento (caso a situação de saúde pública o permita) do calendário desportivo até Dezembro de 2020.
A Federação Portuguesa de Badminton, tendo plena noção dos tempos de incomparáveis dificuldades que assolam os clubes portugueses e dos novos desafios por estes enfrentados em termos económicos e logísticos deliberou atribuir um apoio material a cada clube filiado.
Esse apoio material será traduzido na atribuição a cada clube de um tubo de volantes (uma dúzia) por cada quatro jogadores filiados que tenham participado efetivamente (não são contabilizadas desistências sem jogar nem faltas de comparência), até ao momento, em pelo menos duas competições do calendário nacional da FPB de 2019/2020. No total irão ser distribuídos mais de 200 tubos de volantes.
Temos consciência que este apoio não resolverá todos os novos problemas com que os clubes se deparam, mas acreditamos que possa ser um contributo importante e um reconhecimento do papel ímpar que os clubes nacionais têm no desenvolvimento e divulgação da nossa modalidade.