O atleta português, Alexandre Bernardo, destacou-se como um dos sete participantes selecionados para um campo de treinos exclusivo no Badminton Europe Centre of Excellence (BEC CoE), dedicado a jogadores individuais masculinos e femininos no escalão sub-17 durante o mês de novembro. Este convite não só reconheceu o talento excecional de Alexandre, mas também demonstrou o seu potencial promissor.
Antecipando-se à sua participação no III U17 Portugal Open, onde conquistou três pódios, e no XV Portugal Junior International, alcançando o Top 16 em Singulares Homens e Pares Homens, Alexandre decidiu aproveitar ao máximo as condições de excelência proporcionadas pelo centro de alto rendimento em Holbæk, Dinamarca.
A Federação Portuguesa de Badminton (FPB) teve o privilégio de falar com o Alexandre Bernardo (AB) sobre a sua experiência neste campo de treinos exclusivo. A seguir, apresentamos uma visão única do que Alexandre partilhou sobre esta notável oportunidade.
FPB: Como te sentes por teres sido convidado pela Badminton Europe para participar no campo de treinos no Centro de Excelência da Badminton Europe?
AB: É um sentimento que todo o atleta deseja ter, é um privilégio ter sido o único português convocado e poder estar entre os melhores sub17 de Europa. Sinto me honrado e muito satisfeito.
FPB: Qual é a importância deste convite para o teu desenvolvimento como atleta?
AB: Como atleta diria que foi uma grande oportunidade para melhorar as técnicas e desenvolver ainda mais o que eu já sei. Este convite também serviu de motivação para continuar a trabalhar e uma recompensa por todo o trabalho realizado até agora.
FPB: Podes partilhar alguns dos momentos mais marcantes ou desafiantes que enfrentaste durante o campo de treinos no Centro de Excelência da Badminton Europe?
AB: Fora o frio, que também gosto de contar como um desafio pois foi complicado habituar-me às temperaturas de lá, os momentos que passamos juntos foram muito importantes para criar novos laços. Para além dos treinos, os laços de amizade que criámos ficarão na memória.
FPB: Como foi a experiência de treinares ao lado de alguns dos melhores jogadores Sub 17 da Europa? Houve algum jogador em particular que te tenha impressionado? Porquê?
AB: Nas duas semanas que estive presente, tive o privilégio de treinar com diversos atletas de diferentes idades e países, incluindo uns dos melhores jogadores de Europa, o que contribuiu para a minha qualidade de treinos e a minha performance ser do mais alto possível. Todos os jogadores lá tinham diferentes níveis, mas todos de alto nível, surpreendeu-me pela positiva e fico feliz por ter estado entre tantos atletas de grande qualidade.
FPB: Qual foi o principal foco dos treinos no Centro de Excelência da Badminton Europe, e como é que isso contribuiu para melhorar a tua performance?
AB: Durante a minha estadia no CoE, o meu foco era ter a melhor preparação possível para os Internacionais de Portugal Sub 17 e mostrar o meu nível e capacidades nos treinos. Levar-me ao máximo e dar sempre o meu melhor para conseguir obter o melhor que a Dinamarca tinha para me dar. Sendo o grande foco o campeonato internacional, melhorei bastante a minha performance e sentia-me confiante e preparado.
FPB: Como descreves o ambiente no Centro de Excelência, na Dinamarca, onde decorreram os treinos? De que forma a infraestrutura de excelência e os treinadores experientes influenciaram a tua experiência?
AB: O ambiente foi, com toda a certeza, calmo e muito amigável. O espaço onde treinávamos era muito bom, desde o piso, teto, campos, redes. Tudo em excelentes condições e gostei muito de treinar lá. Os treinadores foram certamente uma base ao longo das semanas em que estive presente. Senti-me me incluído, preparam-me a alto nível e puxaram sempre muito por mim, querendo o melhor de mim e para mim.
FPB: O que significou para ti representar Portugal neste campo de treinos, e como esperas inspirar outros atletas em Portugal com esta oportunidade?
AB: Como português, é um orgulho ter sido escolhido para representar Portugal e tenho a certeza que representei da melhor forma, espero que todos os outros atletas continuem a trabalhar e tenham um dia a oportunidade de trabalhar com a equipa maravilhosa do CoE.
FPB: Com base na sua experiência no Centro de Excelência da Badminton Europe, quais os teus planos e objetivos para o futuro? Pretendes regressar ao centro de treinos no futuro?
AB: Após esta experiência maravilhosa, tenho grandes planos para o futuro, sempre fui uma pessoa de sonhar alto e ter grandes objetivos por isso todos os objetivos que tinha mantêm-se, mas desta vez com uma razão mais forte ainda para continuar e persegui-los. Pretendo voltar ao CoE , e quando voltar, voltarei com um grande sorriso, tão grande como o que quando fui lá pela primeira vez.
Leia ainda o testemunho do atleta Alexandre Bernardo no website da Badminton Europe aqui.