A antiga atleta olímpica Ana Moura, que atualmente exerce a especialidade de Imunoalergologia, esteve presente na terceira edição do Badminton Spring Camp para uma sessão de esclarecimentos sobre “Alergia no Desporto”.
A Sociedade Portuguesa de Alergia, a SPAIC – Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, a maior associação científica nacional que agrega especialistas médicos (principalmente Imunoalergologistas), investigadores e técnicos dedicados ao estudo da alergia, asma e imunologia clínica, fez-se representar pela Dra. Ana Moura (Coordenadora do Grupo de Interesse de Asma e Alergia no Desporto), Dra. Catarina Guedes e Dr. João Cardoso e abordaram junto dos atletas o impacto das alergias na performance dos atletas de badminton.
A sessão de esclarecimentos abordou também questões de doping relacionadas com a utilização terapêutica para diferentes alergias e o direito de o praticante desportivo utilizar substâncias e métodos proibidos sempre que tal se justifique terapeuticamente, desde que solicitem junto da Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) uma UAT – Autorização para a Utilização Terapêutica.
Divididos em pequenos grupos, os atletas tiveram ainda a oportunidade de ficar a saber mais sobre como se faz o diagnóstico das diferentes alergias, testes cutâneos, teste de função pulmonar e as diferentes terapêuticas possíveis.
A SPAIC intervém ativamente em diversos projetos clínicos e de formação dirigidos à comunidade e organiza e patrocina regularmente programas de formação e desenvolvimento nestas áreas.
A Federação Portuguesa agradece a colaboração do SPAIC nesta iniciativa na expectativa de proporcionar mais sessões de esclarecimentos juntos dos atletas, treinadores e encarregados de educação.