Badminton português marca segunda participação paralímpica com Beatriz Monteiro

A Missão Portuguesa aos Jogos Paralímpicos Paris 2024 foi recebida na passada sexta-feira, 23 de agosto, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A cerimónia, realizada no Antigo Picadeiro Real do Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, marcou o início da fase final de preparação da comitiva portuguesa antes de sua partida para Paris.

Durante a cerimónia de sexta-feira, o Presidente da República entregou as Bandeiras Nacionais aos porta-estandartes Margarida Lapa e Diogo Cancela, após a intervenção do Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço. A Federação Portuguesa de Badminton esteve também presente, representada pelo seu diretor, José Louro. Marcelo Rebelo de Sousa dirigiu palavras de incentivo aos atletas, destacando a importância do exemplo e da persistência destes desportistas como inspiração para futuras gerações.

Portugal está representado por 27 atletas em 10 modalidades nos Jogos Paralímpicos Paris 2024, que decorrerão de 28 de agosto a 8 de setembro. Após o estágio na Cidade do Futebol, em Oeiras, que ocorreu de 23 a 25 de agosto, a comitiva nacional partiu no domingo, 25 de agosto, para Paris.

Entre os destaques da delegação portuguesa encontra-se a nossa atleta Beatriz Monteiro, uma das 10 atletas femininas da delegação, que conseguiu a qualificação através do ranking mundial, onde ocupa atualmente o nono lugar. A sua classificação é fruto dos excelentes resultados que alcançou, bem como do forte apoio do Comité Paralímpico de Portugal, que desempenhou um papel crucial na viabilização da sua participação em inúmeras competições internacionais. Sem este suporte, a presença da atleta nos Jogos e a sua posição de destaque no ranking mundial poderiam ter ficado comprometidas.

Aos 18 anos, a atleta soma a sua segunda edição dos Jogos Paralímpicos, destacando-se como um marco importante na história da modalidade e do desporto nacional, e pretende superar a fase de grupos e alcançar os quartos de final, o que igualaria o resultado obtido em Tóquio 2020, onde se destacou ao terminar o certame como a melhor atleta europeia na prova de singulares femininos da classe SU5, conquistando um fantástico 5.º lugar que lhe permitiu a obtenção de um Diploma Paralímpico.

O torneio de badminton decorrerá na Arena Porte de La Chapelle, e, segundo o Selecionador Nacional, Diogo Silva, será ainda mais competitivo do que o de Tóquio. O Selecionador Nacional destacou a importância do sorteio da fase de grupos, que pode influenciar o desempenho da atleta.

Hoje, dia 26 de agosto, Beatriz Monteiro realizou o seu primeiro treino em Paris e declarou estar otimista quanto às suas possibilidades no torneio. A jovem atleta sublinhou a sua determinação e confiança na preparação realizada, afirmando que se sente pronta para enfrentar os desafios que a esperam nos próximos dias.

Beatriz Monteiro fará a sua estreia nos Jogos Paralímpicos de Paris no dia 30 de agosto, pelas 15h00 (hora de Portugal), enfrentando a cabeça de série nº 1, Thulasimathi Murugesan, da Índia.

Acompanhe todas as informações sobre a participação da jovem Beatriz Monteiro através das redes sociais da Federação Portuguesa de Badminton.

Para mais informações sobre o calendário de jogos e horários das competições consulte o website da BWF ou do Comité Paralímpico Internacional.

Fotografias © Comité Paralímpico de Portugal & Federação Portuguesa de Badminton