Os 58ºs Campeonatos Internacionais de Portugal, decorreram na cidade termal de Caldas da Rainha, de 8 a 12 de Março no Centro de Alto Rendimento de Badminton. O evento, organizado pela Federação Portuguesa de Badminton, é uma prova pontuável para o Ranking Mundial, tendo tido um crescimento notável quanto ao número de atletas participantes e países representados.
Este ano o torneio superou todas as expectativas com mais de 400 atletas inscritos, oriundos de 50 países, e na fase de qualificação realizaram-se mais de 200 jogos. O elevado nível de competitividade foi garantido pela participação de muitos atletas com posição significativa no Top 100 do Ranking Mundial da Badminton World Federation em Seniores, incluindo o português Bernardo Atilano (89º do Ranking Mundial).
Para representar a Seleção Nacional neste evento foram convocados pela Equipa Técnica Nacional, liderada pelos treinadores Diogo Silva e Fernando Silva, 12 atletas que têm dado provas do seu talento em competições nacionais e internacionais. Perante uma realidade desportiva cada vez mais competitiva, com atletas de todo o mundo a prepararem-se muito bem e as suas federações a apostarem no desporto olímpico e nas suas classificações para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, Portugal conseguiu garantir a participação de atletas nas cinco categorias.
Nos dias 8 e 9 de Março foram vários os atletas portugueses que tentaram ultrapassar o sempre difícil quadro de qualificação. Mais de 30 jogadores nacionais lutaram por esse objetivo e deixaram uma imagem digna do badminton nacional.
No dia 10 de Março, no Quadro Principal, Portugal garantiu a participação de vários atletas lusos com os atletas Bernardo Atilano (Singular Homem), e Adriana Gonçalves e Sónia Gonçalves, Catarina M. Martins e Mariana Neves, Mariana Paiva e Inês Pardilho, Mariana Afonso e Mariana Pinto Leite, Carolina Mendes e Marta Sousa (Par Senhora), Gabriel Rodrigues e Beatriz Roberto, Kevin Selvarajah e Ana Fernandes (Pares Mistos).
Com jogos bem disputados os portugueses conseguiram estar dentro de padrões de desempenho de que só nos podemos orgulhar, mas acabaram por ser eliminados do maior torneio da modalidade em território nacional na primeira ronda do Quadro Principal.
Nas provas de pares destaca-se o par misto com Gabriel Rodrigues e Beatriz Roberto, que depois de ultrapassarem as rondas de qualificação, caíram ante os irlandeses Scott Guildea e Sophia Noble (21-18 e 21-19) assim como o par Kevin Selvarajah e Ana Fernandes, que ao se apurarem para o quadro principal acabaram derrotados pelos franceses William Villeger e Flavie Vallet, sextos cabeças de série, por 21-13 e 21-7. As irmãs Sónia e Adriana Gonçalves, em pares senhoras, tiveram a missão difícil de enfrentar as quartas cabeças de série, as inglesas Abbygael Harris e Annie Lado, cederam na 3ª partida do jogo com os parciais 21-13 18-2121-8.
Bernardo Atilano, 89.º do ranking mundial e primeiro cabeça de série em singulares masculinos, que caiu à frente ao francês Enogat Roy, 139.º, por 23-21, 12-21 e 21-15, que conquistou a medalha de bronze depois de ceder frente ao inglês Johnnie Torjussen que conquistou o lugar mais alto do pódio da 58ª edição da competição internacional.
Na prova de singulares senhoras, Neslihan Yigit, 70.ª da hierarquia mundial, venceu a compatriota Ozge Bayrak (236.ª) que veio das rondas de qualificação na final, por 21-9 e 21-12.
Nas provas de pares, venceram os franceses Julien Maio e William Villeger, em pares homens, as turcas Bengisu Ercetin e Nazlican Inci, em pares senhoras, e os dinamarqueses Andreas Sondergaard e Iben Bergstein, em pares mistos.
A Federação Portuguesa de Badminton saúda todos os atletas, treinadores e árbitros que orgulhosamente representaram Portugal ao longo da competição, com valoroso empenho e respeito pela modalidade e agradece a todas as entidades envolvidas no sucesso daquela que é a competição que mais se orgulha de organizar.
Todos os resultados podem ser consultados aqui:
https://bwf.tournamentsoftware.com/tournament/42B3A2E8-D0B1-4CB6-B85E-AE01AF20B676/matches
Fotografias e vídeos disponíveis nas redes sociais da Federação Portuguesa de Badminton