FPB lança nova edição do programa BAPI – Bolsas de Apoio à Participação Internacional

No âmbito das medidas específicas para incentivar e premiar financeiramente os atletas de mérito desportivo, a Federação Portuguesa de Badminton criou em Maio de 2022 um sistema de Bolsas de Apoio à Participação Internacional (BAPI) com o objetivo de garantir melhores condições de preparação para atletas que poderão representar a nossa modalidade em Paris e noutras competições de relevo, a partir do escalão de Sub-15.

Considerado por muitos um fator de desenvolvimento da modalidade e um meio de proporcionar e apoiar os atletas que queiram melhorar e evoluir nas suas prestações, esta iniciativa da FPB garantiu em 2022 a atribuição de 11 Bolsas a 6 atletas, entre o escalão de Sub-15 e Senior, que beneficiaram da oportunidade de competir internacionalmente e assim somar pontos para o Ranking Europeu e Mundial.

Bruno Carvalho, atualmente a ocupar a posição 291 do Ranking Mundial, foi um dos atletas contemplados e afirmou que “a criação das BAPI foi um dos momentos mais importantes da minha carreira pois permitiu-me, pela primeira vez, fazer um circuito internacional. É muito bom ver este tipo de iniciativas que não só recompensa o desempenho a nível nacional como permite projetar novos desafios a nível internacional”.

Os atletas para serem elegíveis para a bolsa de apoio, no valor de 200€, têm de cumprir critérios baseados no ranking nacional e/ou Mundial além do imperativo de realizarem um plano de treinos de 4 horas, dirigido pela Equipa Técnica Nacional, no Centro de Alto Rendimento em Caldas da Rainha antes da competição a que se candidatam. Em acréscimo à BAPI, a FPB assume ainda a despesa de inscrição do bolseiro nas provas em que se classifique.

Tal como na época anterior, a FPB deliberou que o valor anual destinado às Bolsas de Apoio à Participação Internacional 2023 é de 6000€.

O requerimento para concessão da bolsa deve ser apresentado antes do término da inscrição para a competição a que o atleta se candidata e deverá seguir as diretrizes que podem ser consultadas em detalhe no documento publicado aqui.

Bolsas-Apoio-Participacao-Internacional_2023