A Seleção Nacional Sub-15 reuniu-se em estágio de preparação para a época 2023 entre os dias 11 e 13 de janeiro, no CAR Badminton em Caldas da Rainha.
Os Selecionadores Nacionais Diogo Silva e Fernando Silva contaram com a estreia de três novos atletas em contexto de Estágio. Os jovens Guilherme Negrita, Victória Ferreira e Martim Marques não esconderam a satisfação e entusiamo: “Foi uma experiência nova para todos nós, que nunca a vamos esquecer. Achámos o estágio excelente, convivemos com os nossos amigos e treinadores. Vamos dar cada vez mais o nosso melhor para que possamos ter mais oportunidades como esta.”.
Os três dias de trabalho foram preenchidos com 4 sessões de treino dedicadas a trabalho de consistência e algum trabalho técnico focado na preparação dos batimentos de fundo do campo e na execução curta de movimentos na zona de rede e uma ação de formação dedicada ao Fair Play onde os atletas se debruçaram sobre comportamentos a adotar e a evitar na sua prática desportiva.
No sentido de uma maior apreciação e de um maior reconhecimento do valioso trabalho dos treinadores nos clubes, a Equipa Técnica Nacional (ETN) promoveu o acompanhamento da Seleção Nacional de Sub 15 por dois treinadores convidados. Dalila Belém (CHEL) e Jorge Pitarma (AAE) acompanharam diretamente a ETN no planeamento e observação dos treinos, reuniões e formações da Seleção Nacional e restantes atividades realizadas em contexto de Estágio. Os treinadores tiveram ainda a oportunidade de acompanhar os trabalhos do Projeto de Apoio ao Alto Rendimento (PAAR).
Dalila Belém, antes de regressar a Lagoa, disse: “Em meu nome e da CHEL, quero agradecer o convite para participar no estágio da Seleção sub-15. Quero enaltecer esta iniciativa que dá oportunidade aos treinadores dos clubes de trabalhar com os atletas das seleções nacionais. Pessoalmente, estes 3 dias foram muito enriquecedores, porque houve troca de experiências e de ideias entre os técnicos presentes. Deu para observar que o trabalho que fazemos no Clube vai ao encontro do trabalho desenvolvido pela a Equipa Técnica da FPB. Passados 16 anos voltei a ver o trabalho da Federação, mas agora como treinadora. Posso afirmar que as coisas estão bastante diferentes, mas para melhor”.
Depois de parabenizar a FPB pela iniciativa e agradecer o convite, Jorge Pitarma, confirmou a importância desta iniciativa: “A partilha de conhecimentos entre os treinadores é importante para a evolução dos atletas e dos próprios pelo que na minha opinião foi um sucesso que encorajo a FPB a continuar. Um agradecimento especial aos treinamentos da ETN e pela total disponibilidade para o diálogo, algo que me ajudará no futuro. Muitos parabéns aos atletas pela abertura nas opiniões e principalmente pelo empenho e espírito de grupo o que lhes proporcionou treinos de muita qualidade. Muito obrigado ao staff da FPB”.
Fernando Silva, Selecionador Nacional, fez questão de acrescentar: “Temos a certeza que esta abertura por parte da ETN é uma boa iniciativa e vantajosa para o badminton nacional e com efeitos positivos no trabalho das seleções nacionais e, acima de tudo, no trabalho diário nos clubes”.