A cidade de Caldas da Rainha será a anfitriã da edição de 2023 de uma das atividades mais prestigiantes de desenvolvimento da modalidade organizada pela Badminton Europe, a RSL BEC Summer School. A edição deste ano irá realizar-se de 10 a 17 de julho no Centro de Alto Rendimento.
A primeira edição do evento teve lugar em 1982 na Áustria, seguida de muitos palcos europeus onde se inclui Caldas da Rainha em 1994. Depois de 6 edições em Podcetrtek, Eslovénia, apenas com o interregno de 2020 devido à pandemia Covid-19, o evento realizou-se em 2022 na cidade de Lahti, Finlândia, contanto com a presença portuguesa do treinador José Eduardo Nunes e do atleta Alexandre Bernardo, e regressa agora a Caldas da Rainha depois de quase três décadas.
Caldas da Rainha continua a afirmar-se como a capital do Badminton e ao receber novamente este evento, agora no seu Centro de Alto Rendimento, reforçará a sua posição na Europa como um dos locais de excelência para o treino da nossa modalidade. Este é um evento histórico e importante, mas também uma oportunidade extraordinária de ter em Portugal treinadores de alto nível e excelentes jogadores de toda a Europa.
“Queremos dar as boas vindas e convidar todos para esta oportunidade de formação internacional para usufruírem das instalações do nosso Centro de Alto Rendimento e da cidade de Caldas da Rainha. Esperamos que seja uma experiência memorável para todos os envolvidos”, disse Horácio Bento de Gouveia, Presidente da Federação Portuguesa de Badminton.
Jacob Oehlenschlaeger, Gestor Sénior do Programa de Desenvolvimento e Alto Rendimento da Badminton Europe, em declarações à BEC disse: “Estamos ansiosos para receber jogadores e treinadores em Caldas da Rainha, Portugal para a RSL BEC Summer School 2023. Portugal tem sido um parceiro forte e um bom anfitrião para algumas das nossas atividades de Desenvolvimento e estamos satisfeitos que a Federação Portuguesa de Badminton esteja pronta para dar o próximo passo ao sediar a maior e mais tradicional atividade de Desenvolvimento da Badminton Europe. Tenho a certeza que os jogadores Sub-15 no campo de treino, os treinadores que frequentarem o BWF Coach Education Level 2 Course e o BEC Staff se irão divertir muito em Portugal durante este evento”.
A fase de inscrição para o campo de treinos de Sub15 e para o curso BWF Coach Education Level 2 terá início ainda em Janeiro e será comunicada nos canais oficiais da Badminton Europe e da Federação Portuguesa de Badminton.