PUBLICADO O CALENDÁRIO DE PROVAS PARA 2026

O calendário de provas para o ano de 2026 foi aprovado em reunião de direção do passado dia 6 de dezembro, na sequência da auscultação promovida na última Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Badminton realizada no dia 29 de novembro.

Este calendário foi pensado em função de um objetivo global, sustentado e determinado, no aumento de quantidade e qualidade das provas nacionais de badminton, sejam elas promovidas pela FPB, pelas associações regionais ou pelos clubes em todo o território nacional.

Alargou-se o número de provas disponíveis a todos os atletas, ao mesmo tempo que se incentiva a participação nas provas internacionais, sejam elas realizadas em Portugal ou fora do país.

Aumentou-se o número de provas disponíveis para organização de associações e clubes, procurando uma maior distribuição da competição em badminton pelo território nacional, sem prejuízo da qualidade dos eventos e contando com a solidariedade da participação de todos os clubes.

Trata-se de um calendário muito preenchido, mas que permite a dirigentes e técnicos a tomada de opções. Quando há mais opções, há mais possibilidades para que cada clube desenhe o seu próprio calendário anual de participação no badminton português, equilibrando os resultados desportivos com a disponibilidade financeira e a desejável harmonia familiar.

O calendário apresentado decorre ainda de um conjunto de opções já tomadas e outras a tomar pela direção da FPB, quer no que diz respeito a categorias, a sistemas competitivos, regulamentos, prazos de inscrição, etc.