Portugueses terminam participação na competição IBERDROLA Spanish International 2022

Terminou a competição IBERDROLA Spanish International 2022 que se realizou em Ibiza, Espanha, de 12 a 15 de Setembro, e que contou com a presença de 11 atletas portugueses da Seleção Nacional Senior e Sub 23 orientada pelo Selecionador Nacional Diogo Silva.

A maioria dos atletas lusos foram eliminados nos oitavos de final da competição nas provas de pares masculinos, femininos e mistos, com a atleta caldense Madalena Fortunato a alcançar os Quartos-de-final em Singulares.

Bruno de Carvalho, o atleta português mais experiente na competição, cedeu na prova de pares mistos com a sua parceira Marina Pinto-Leite frente à dupla espanhola Álvaro Leal e Paula López por 21-12 21-12 e em pares homens com o parceiro Kevin Selvarajah 21-13 21-17 contra os franceses Quentin Ronget e Edgar Roux, depois de ter sido eliminado no dia anterior na prova de singulares contra o espanhol Ernesto Baschwitz 19-21 21-18 5-21.

Apesar da sua prestação terminar antes do pretendido, o atleta fez questão de «agradecer a excelente oportunidade providenciada pela Federação Portuguesa de Badminton, que nos permitiu ir como seleção jogar este torneio internacional em Ibiza» e confessar que «foi um torneio com condições muito difíceis devido ao extremo calor sentido dentro do pavilhão, mas ainda assim todos nós lutámos todos os pontos como se fosse o último e até ao limite das nossas energias. Pessoalmente foi um torneio em que poderia ter ido mais longe, estive muito perto de o fazer na prova de singulares mas voltarei mais forte para poder batalhar pelo título na próxima vez.».

Depois da vitória contra os franceses Matteo Justel e Amaury Lievre por 21-19 19-21 21-17, a dupla portuguesa Diogo Glória e Gabriel Rodrigues, que alcançou recentemente um honroso 5.º lugar nos Jogos do Mediterrâneo em Oran, Argélia, acabaria por terminar derrotada frente aos austríacos Philip Birker e Philip Drexler 18-21 18-21.

A dupla Pedro Portelas e David Silva foi eliminada pelos favoritos Joan Monroy e Carlos Piris, de Espanha, que terminaram em 2.º lugar da competição, por 21-12 21-10.

Pedro Portelas, atleta madeirense a viver em Caldas da Rainha desde 2019 no âmbito do projeto UAARE – Unidade de Apoio aos Atletas de Alto Rendimento, terminou a sua participação dizendo: «Na semana que antecedeu esta competição tivemos a oportunidade de treinar com os melhores atletas portugueses orientados pelos Selecionadores Nacionais, Diogo Silva e Fernando Silva, e com o treinador Blagovest Kisyov (Bulgária). Trabalhámos muito a parte física para podermos chegar aqui nas nossas melhores condições e demonstrar o elevado nível que conseguimos alcançar.

A competição, a nível pessoal, infelizmente não correu da forma que eu desejava, uma vez que perdi em todas as provas na primeira ronda, mas dei sempre o meu melhor e estou feliz com a minha prestação.

A nível coletivo foi uma participação bastante importante, avançámos algumas rondas em todas as provas, conseguimos 5 pares nos oitavos-de-final e os quartos-de-final em singulares senhoras foi algo muito positivo.».

Nas duplas femininas, Mariana Neves e Mariana Afonso foram eliminadas pelas atletas dinamarquesas Anne Fuglsange e Frederikke Toft, que terminaram por se sagrar vencedoras desta competição, por 14-21 13-21.

Adriana Gonçalves e Mariana Pinto-Leite estiveram perto de avançar para os quartos-de-final frente às francesas Alicia Huynh e Floriane Nurit depois de vencerem a primeira partida por 21-17, mas terminariam por ceder e terminar o jogo com os parciais 21-19 e 21-17.

A campeã nacional de singular senhora Adriana Gonçalves, que somou mais uma participação internacional integrada na seleção nacional de seniores, declarou que «Sem dúvida é um orgulho representar o meu país. Neste torneio, estive no quadro principal nas duas provas. Em singulares, joguei contra uma israelita, foi um jogo renhido, mas que faltou um pouco mais de consistência para eu ter feito um melhor resultado. Na prova de par senhora, estava um pouco apreensiva, pois eu e a minha parceira jogamos muito pouco juntas, mas fizemos um bom jogo, fomos a terceiro set e falhámos na parte final, o que nos tirou a oportunidade de avançar na próxima fase. Em relação aos restantes atletas da seleção, acho que todos deram o seu máximo e que tiveram uma ótima prestação.».

Atualmente no lugar 1141 do ranking mundial, Madalena Fortunato foi a atleta a alcançar o melhor resultado na competição ao ultrapassar o quadro de qualificação e apurar-se para os Quartos-de-final depois de eliminar a atleta checa Katerina Tomalova, cabeça de série número 1 do Iberdrola Spanish International 2022 e número 105 do mundo, por 20-22 17-21.

Madalena Fortunato acabou por terminar a competição apenas derrotada por aquela que viria a ser a vencedora da prova, a dinamarquesa Laura Thomsen, por 13-21 e 25-27.

O excelente resultado alcançado por Madalena Fortunato, atualmente bolseira da Solidariedade Olímpica do Comité Olímpico de Portugal e inserida no projeto PAAR – Programa de Apoio ao Alto Rendimento, com treinos bi-diários no Centro de Alto Rendimento em Caldas da Rainha, irá permitir um salto no ranking mundial da Badminton World Federation e tornar mais próximo o sonho olímpico da atleta.

«É com enorme orgulho e satisfação que encaro este meu resultado, tendo sido até agora a minha melhor prestação numa competição internacional sénior.
Assim, saio deste torneio bastante satisfeita com os jogos que fiz, tendo conseguido eliminar a primeira cabeça de série do torneio, num jogo bastante intenso em que felizmente pude contar com o enorme apoio e força dos meus colegas de equipa. Infelizmente, na ronda seguinte acabei por ser eliminada por uma atleta dinamarquesa. Com isto, chega agora o momento de regressar a casa, analisar a minha prestação e voltar aos treinos com ainda mais motivação!» – declarou Madalena Fortunato.

A FPB congratula-se pelo resultado dos seus atletas e de toda a Equipa Técnica, pelo trabalho e dedicação no sentido de garantirem os maiores sucessos desportivos nesta competição após uma semana de treinos de grande intensidade no CAR Badminton.

Todos os resultados da competição podem ser consultados aqui