Os Internacionais de Portugal Sub-19, realizados no CAR Badminton, em Caldas da Rainha, entre 13 e 15 de dezembro, reuniram alguns dos maiores talentos emergentes do badminton internacional, com atletas de vários países a destacarem-se em diferentes categorias. Este foi o primeiro evento internacional no novo mandato de Duarte Anjo como presidente da Federação Portuguesa de Badminton, que conta com novos Órgãos Sociais e com a Equipa Técnica Nacional reformulada. O torneio marcou ainda a estreia de Telma Santos, antiga atleta olímpica, como Selecionadora Nacional da Federação Portuguesa de Badminton.
A competição contou com 41 atletas portugueses inscritos, representando 16 clubes de várias regiões do continente e ilhas. A organização desta competição é de particular importância para o badminton nacional, pois permite a um leque alargado de jogadores portugueses o contacto com adversários de outras nacionalidades e de diferentes patamares de rendimento.
Na final de singulares homens, Tiago Berenguer, principal cabeça de série, conquistou o título ao vencer Nolhan Rihouey, da França, com um resultado de 21-11, 21-11. Nas meias-finais, Tiago enfrentou outro português, Santiago Batalha, vencendo por 21-16, 21-9, num encontro que demonstrou o talento nacional nesta categoria.
Na competição de singulares senhoras, Naishaa Kaur Bhathoye, da Índia, levou o troféu para casa após vencer Matilda Ståhle, da Suécia, com um sólido 21-18, 21-13.
Nos pares homens, Nolhan Rihouey e Thomas Tournefier, da França, conquistaram o título após a desistência dos suecos Erik Blomberg e William Fjällby. Nas meias-finais, os franceses eliminaram a dupla portuguesa formada por Tiago Berenguer e Alexandre Bernardo, vencendo por 21-18, 21-12.
Nos pares senhoras, Laura Constantin e Andra Stoica, da Roménia, superaram as belgas Fae Boonen e Tammi Van Wonterghem na final, com 21-17, 21-11. Nas meias-finais, Boonen e Van Wonterghem derrotaram as portuguesas Mafalda Avelino e Erica Glória, num encontro equilibrado decidido em 24-22, 21-16.
Na categoria de pares mistos, Louis Morin, de França, e Tammi Van Wonterghem, da Bélgica, conquistaram o título ao vencer Alejandro Gallego e Daniela Corchon, de Espanha, com 19-21, 21-12, 21-12.
No dia anterior, vários atletas portugueses demonstraram excelente desempenho ao alcançarem os quartos de final em diferentes categorias, conquistando um honroso 5.º lugar, mostrando o crescimento do badminton nacional:
- Singulares homens: Alexandre Bernardo.
- Singulares senhoras: Isabella Wilkinson [7] e Maria Wilkinson [3].
- Pares homens: Santiago Batalha e Dinis Maia.
- Pares mistos: Alexandre Bernardo [3] e Isabella Wilkinson; Dinis Maia e Erica Glória.
Estes resultados demonstram o grande potencial dos jovens talentos portugueses e o impacto positivo do evento no desenvolvimento do badminton nacional. É de destacar que Tiago Berenguer, Alexandre Bernardo e Santiago Batalha fazem parte do grupo de Esperanças Olímpicas, no âmbito do programa do COP, representando a nova geração de talentos portugueses com ambições internacionais.
O torneio contou com a presença de figuras ilustres como o Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, o Secretário-geral do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Araújo, a Presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, Susana Feitor, o Presidente da Confederação do Desporto, Daniel Monteiro, a atleta olímpica Rosa Mota, além de representantes de entidades locais governamentais e desportivas.
A Federação Portuguesa de Badminton agradece aos seus parceiros – Município de Caldas da Rainha, Turismo de Portugal Centro, Agrupamento de Escolas Bordalo Pinheiro e Physioclem – que possibilitam a manutenção do nível de excelência deste torneio, um dos melhores eventos do escalão Sub-19 na Europa. Um agradecimento especial também à equipa de arbitragem pelo seu profissionalismo e dedicação.
Todos os resultados estão disponíveis no TournamentSoftware, e pode consultar fotografias e vídeos do evento nas redes sociais da Federação Portuguesa de Badminton.