No ano em que o Para badminton faz a sua estreia nos Jogos Paralímpicos de Tóquio é com imenso orgulho e satisfação que a Federação Portuguesa de Badminton vê reconhecido o trabalho da atleta Beatriz Monteiro com a confirmação da sua classificação naquele que é o evento multidesportivo mais importante do mundo.
Beatriz é a primeira atleta feminina portuguesa de Para badminton, uma das mais jovens do Mundo e no primeiro ano de competição conquistou a medalha de bronze no VYV BWF European Para Badminton Championship 2018 na Prova de Singulares Senhoras na categoria de SU5. A partir daí, começou a participar regulamente em torneios internacionais, com o apoio da Federação Portuguesa de Badminton e do Comité Paralímpico de Portugal, conquistando várias lugares do pódio em torneios na Europa e América do Sul, onde em 2020, na altura com quatorze anos, conquistou a medalha de bronze no Brazil Para Badminton International e a medalha de prata no Peru Para Badminton International.
A Federação Portuguesa de Badminton acredita que a jovem atleta, que tem conquistado resultados memoráveis e superado as expectativas, reúne todas as qualidades e resultados que a tornam digna desta conquista. A FPB deseja à atleta Beatriz Monteiro e ao treinador Diogo Silva o maior sucesso na competição e excelentes resultados para toda a Missão Portuguesa aos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020.
Diogo Silva, Selecionador Nacional de Para badminton:
“É com bastante satisfação e orgulho que recebemos a confirmação do apuramento da Beatriz para os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020. É um prémio justo para o trabalho da Beatriz e de todos os que apoiaram neste percurso, desde clubes, treinadores, FPB e CPP. Tudo faremos para honrar o badminton português e o desporto nacional!”
Beatriz Monteiro, atleta de Singulares Senhoras SU5:
“Quando recebi a notícia, senti várias emoções! Fiquei muito feliz, por ter recebido uma notícia positiva, senti-me orgulhosa, porque não tive um caminho fácil. Emocionei-me quando recebi a notícia, até me faltou o ar! Fiquei mesmo contente!”