Perguntas Frequentes

A. Quais os atletas que podem ser classificados como atletas de Para badminton?

Os seguintes tipos de deficiência são as elegíveis para classificar um atleta de Para badminton:

  • Hipertonia
  • Ataxia
  • Atetose
  • Perda ou deficiência de membros
  • Deficiência na amplitude de movimento
  • Atrofia e Distrofia muscular
  • Diferença de comprimento dos membros
  • Estatura baixa (entre outros, Acondroplasia e Hipocondroplasia).

B. Como é que os atletas/clubes manifestam o seu interesse para proceder à classificação de Para badminton?

O clube do atleta (ou o atleta caso não esteja filiado em nenhum clube) deverá informar a FPB, via correio eletrónico, do seu interesse em vir a ser classificado como atleta de Para badminton.

Para confirmar a elegibilidade do atleta para ser classificado no Para badminton, a acompanhar esta notificação deverá estar um breve relatório médico informando qual a deficiência do atleta e um pequeno vídeo (não mais de 5 minutos) do atleta em treino ou competição.

Após análise cuidada a FPB irá informar da elegibilidade do atleta para o Para badminton.

C. É possível manifestar interesse na classificação de Para badminton mesmo que a deficiência do atleta não seja uma das acima listadas?

É possível. Basta seguir o procedimento indicado em B. Posteriormente, a equipa médica da FPB em consonância com a Equipa Técnica Nacional analisarão os dados disponíveis para tentar esclarecer o atleta/clube quanto à sua elegibilidade.

D. Após a FPB considerar o atleta elegível para o Para badminton, este fica automaticamente classificado?

Não. Este processo inicial serve apenas o propósito de identificação e levantamento dos potenciais atletas de Para badminton em Portugal.

Ao longo da época desportiva haverá, pelo menos, dois Estágios de Observação de Atletas de Para badminton, realizados conjuntamente com Estágios da Seleção Nacional de Para badminton. Estes estágios têm o objetivo de as equipas técnica e médica da FPB conhecerem e acompanharem de perto o nível (e a evolução do mesmo) dos atletas de Para badminton que poderão vir a ser classificados internacionalmente.

E. Como decorre a classificação dos atletas de Para badminton?

No planeamento da época desportiva, a FPB identificará as provas do Circuito Mundial de Para badminton da Badminton World Federation (BWF) em que irá participar. Para cada prova em que a FPB decida efetivamente participar, irá ser divulgada uma convocatória dos atletas selecionados mediante os Critérios de Convocatória para as Seleções Nacionais divulgados no site da FPB. Atletas convocados para uma determinada prova e que ainda não estejam classificados internacionalmente, serão sujeitos ao processo de Classificação pela BWF antes da prova em questão. Desse processo de classificação resultará um dos seguintes resultados:

Reavaliado (R): Quando um jogador tiver sido avaliado, mas o seu estado não é final, deve ser reavaliado.

Confirmado (C): Quando um jogador recebe definitivamente sua classe desportiva.

Não elegível (NE): quando o jogador não tem a deficiência mínima necessária para participar numa competição oficial.

Obtendo a classificação de R ou C encontra-se elegível para competir efetivamente na prova.

A partir do momento em que a classificação internacional é efetivada, o atleta deixa de ser elegível para os Estágios de Observação passando apenas a ser convocável para Estágios da Seleção Nacional.

Caso pretenda mais informações ou o esclarecimento de alguma questão sobre Para badminton, deverá contactar a FPB através de correio eletrónico para o endereço parabadminton@fpbadminton.pt