Terminou hoje mais uma edição de sucesso do Badminton Summer Camp organizado pela Federação Portuguesa de Badminton no Centro de Alto Rendimento para Badminton em Caldas da Rainha.
Depois de meses de confinamento os volantes voltaram a voar naquela que é quase uma segunda casa para muitos dos agentes desportivos inscritos no evento e durante 5 dias esteve sempre presente no rosto de todos a alegria do reencontro e da possibilidade de voltar a praticar a modalidade que nos apaixona e nos une.
O Campo de Treinos, que teve início a 22 de agosto, foi dirigido pela Equipa Técnica Nacional constituída por Jorge Cação, Fernando Silva e Diogo Silva e contou ainda com a presença do atleta internacional e agora treinador Scott Evans (Irlanda). A participação em 3 jogos olímpicos, 10 Campeonatos do Mundo e o 23º lugar no ranking mundial tornaram Scott Evans um dos atletas de badminton mais valorizados internacionalmente, somando ainda ao seu curriculum o trabalho de treinador numa das academias mais prestigiadas da modalidade (Peter Gade Academy na Dinamarca). A sua presença junto da equipa técnica nacional tem sido uma das razões da captação do interesse internacional e do sucesso do número de inscrições das várias edições do Badminton Summer Camp.
A componente lúdica e social deste campo de treinos procurou privilegiar o património natural envolvente e condições climatéricas propícias à prática de turismo-desportivo do concelho de Caldas da Rainha e concelhos vizinhos com atividades como praia, surf, golf, canoagem, assim como o seu património cultural (Rota Bordaliana, FALU, entre outros).
O Badminton Summer Camp é um projeto desenvolvido pela FPB como parte da estratégia para a internacionalização do CAR Badminton, que conta desde a sua primeira edição com o apoio da Fundação do Desporto, assim como da Câmara Municipal de Caldas da Rainha e do IPDJ. Promovido junto das várias Federações de Badminton e clubes na Europa, este campo de treinos internacional tem procurado conquistar o interesse de atletas de diferentes nacionalidades e divulgar a excelência do equipamento CAR-Badminton nos mercados externos, assim como a sua acessibilidade e geografia vantajosa, condições de segurança, património natural envolvente e condições climatéricas propícias a atividades com forte componente lúdica e social de modo a afirmar as Caldas da Rainha como um destino desportivo.
Apesar do evento se ter realizado em contexto da pandemia COVID-19 foram asseguradas todas as normas e diretrizes de segurança e saúde pública indicadas pela DGS e outras entidades governamentais de forma a acolher cerca de 30 agentes desportivos de diferentes nacionalidades (Irlanda, França e Portugal). Este ano destacaram-se as presenças de vários atletas das Seleções Nacionais de Badminton, assim como os alunos-atletas Diogo Daniel, Madalena Fortunato, Pedro Portelas e Tomás Sacramento que integram o Projeto piloto UAARE (Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola) e o atleta internacional, natural da Ilha da Madeira, Duarte Anjo que faz parte dos atletas apoiados pelo Comité Olímpico de Portugal com uma Bolsa de Solidariedade Olímpica.
Na edição deste ano, visando promover os valores inerentes à pratica desportiva, entre eles o Fair Play, a FPB decidiu instituir de forma simbólica o Prémio Fair Play Badminton Summer Camp. Os participantes votaram e resolveram distinguir pelo seu comportamento, respeito pelas regras de jogo, relação com parceiros e adversários e desportivismos, o atleta Gabriel Rodrigues.
A Federação Portuguesa de Badminton congratula-se pelo primor na organização e pela colaboração de todos os seus intervenientes, que com o seu empenho e dedicação têm tornado este evento uma referência no panorama europeu.