A Federação Portuguesa de Badminton (FPB) tem a honra de receber no CAR Badminton, em Caldas da Rainha, alguns dos medalhistas do Campeonato da Europa Sub-17 de 2023 num campo de treinos intensivos, em colaboração com a Badminton Europe (BE). Este evento, parte do programa internacional World Class, decorre de 7 a 16 de julho de 2024 e conta com a participação de 37 atletas que representam diversos países, incluindo Portugal, Espanha, Ucrânia, Sérvia, Suíça, França, Turquia, Letónia, Dinamarca, Polónia, Alemanha, Roménia, Sérvia e País de Gales.
Este campo de treinos pretende desenvolver uma mentalidade de Alto Rendimento, melhorar habilidades específicas de badminton e proporcionar uma oportunidade excecional para que os jovens talentos do badminton europeu colaborem e evoluam juntos.
Portugal está representado pelo madeirense Tiago Berenguer, vice-campeão do Campeonato da Europa de Sub-17 em 2023, pelo algarvio Alexandre Bernardo, que obteve um wild-card da BE devido aos seus excelentes resultados em competições internacionais, e pela caldense Madalena Fortunato, a melhor atleta feminina portuguesa no ranking mundial.
A equipa de treinadores é liderada por Jose Antonio Crespo, ex-jogador espanhol que alcançou a 13ª posição mundial em pares masculinos e participou nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004. Contamos ainda com a colaboração de John Dinesen, treinador dinamarquês que já liderou as seleções nacionais da Áustria, Suíça, Alemanha e Dinamarca, orientando alguns dos melhores jogadores da Europa, como Sabrina Jaquet, Luka Wraber e Mark Lamsfuss. Outro treinador de destaque é Jeroen Van Dijk, um dos jogadores europeus mais promissores dos anos 90. Van Dijk foi finalista no Dutch Open de 1992 e no Canadian Open de 1994. Representou os Países Baixos nas Olimpíadas de 1996 e conquistou a medalha de bronze no Campeonato da Europa de 1996. Marca ainda presença Gloria Pirvanescu, ex-treinadora principal da Federação de Badminton do Chipre e atual treinadora de Polina Buhrova, que está classificada para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e que também participa neste campo de treinos.
Isabel Lohau, atleta alemã especializada em pares, vencedora do Campeonato Europeu de Juniores em 2011 na categoria de Pares Mistos, além de várias medalhas em competições europeias e mundiais e 9.º lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 em Pares Mistos com Mark Lamsfuß, é uma das treinadoras convidadas. Num momento de partilha junto de todos os participantes Isabel Lohau falou da sua jornada para se tornar uma atleta de classe mundial, enfatizando a importância de procurar momentos de diversão ao longo da carreira, mesmo quando se falham objetivos ou se enfrentam dias menos bons e realçou a importância de uma boa comunicação entre treinador e atletas.
Madalena Fortunato, destacando a riqueza da experiência, afirmou: “O World Class Junior Camp organizado pela Badminton Europe está a ser uma excelente experiência. É um privilégio poder treinar com alguns dos campeões de Europa de Sub-17, não só pelo seu nível, como também pelo facto de terem diferentes ideias e estilos de jogo, comparando com os de Portugal. Para além disso, está também a ser muito importante para mim a oportunidade de estar em contacto com vários treinadores de alto nível.”
Alexandre Bernardo expressou sua gratidão e entusiasmo em participar deste evento de alto nível, afirmando: “É uma experiência inesquecível, algo que guardarei para sempre na minha memória. As aprendizagens, os conhecimentos e o aperfeiçoamento em geral são incríveis. O ambiente, as pessoas e a organização são excelentes, e estou muito feliz por fazer parte deste grande estágio com treinos de alta intensidade.”
Este evento proporciona uma plataforma única para a troca de conhecimentos e experiências, ajudando os jovens atletas a regressarem aos seus países de origem com novas competências e experiências para serem aplicadas nas suas jornadas de alto rendimento. Além disso, este evento reforça a posição de Portugal como um destino de referência para eventos desportivos de prestígio da nossa modalidade e contribui para a expansão de rede de colaborações internacionais da FPB, nomeadamente junto da Badminton Europe.