DUPLA PORTUGUESA MARIANA NEVES E RODRIGO ALMEIDA BRILHAM E SAGRAM-SE VICE-CAMPEÕES DOS INTERNACIONAIS JUNIORES DE PORTUGAL
Terminou este domingo a décima primeira edição do Portuguese International Junior Championships 2019, disputada no Centro de Alto Rendimento em Caldas da Rainha, que viu os atletas da seleção nacional brilharem e alcançarem o melhor resultado internacional dos últimos anos para as cores portuguesas, no escalão de sub-19, com a chegada à final da dupla Mariana Neves/Rodrigo Almeida na prova de pares mistos. O par português apenas foi derrotado pelos finlandeses Joakim Oldorff e Jannica Monnberg pelos parciais de 21-15/21-15 num encontro em que contou com o forte apoio do público que esteve presente para os apoiar neste momento sem igual. Uma derrota que não ofusca a excelência da prestação de Rodrigo e Mariana que na sua caminhada até à final derrotaram pares de fortes nações como Escócia, Espanha, França e Rússia exibindo uma qualidade de jogo assinalável que os levou a cimentar um lugar na história da competição.
O bom nível dos atletas da seleção nacional liderada por Jorge Cação, Fernando Silva e Diogo Silva não se cingiu à prova de pares mistos.
Na prova de singulares femininos destaca-se a prestação de Ana Fernandes que foi eliminada nos oitavos de final pela búlgara Gergana Pavlova num encontro apenas decidido no terceiro set. Exibindo a sua capacidade de luta e garra habituais, a portuguesa acabaria derrotada por 17-21/21-14/21-12. A prova acabaria por ser ganha pela segunda pré-designada Dounia Pelupessy (Suíça).
João Chang foi o maior destaque entre os portugueses que competiram na prova de singulares homens. Chang avançou duas rondas tendo sido apenas parado pelo número 12 do Ranking Mundial, o indiano Varun Kapur, por 21-11/21-12 num jogo em que, apesar do resultado final, o português demonstrou uma capacidade mental assinalável perante o poderio adversário e que já tinha feito a diferença nas suas vitórias prévias. O «carrasco» de João Chang viria a ser derrotado apenas na final, pelo atual Campeão da Europa de Sub17, Mads Juel Moller (Dinamarca), que conquista finalmente a prova portuguesa depois de esta lhe ter escapado na final do último ano.
Por fim, nas provas de pares realça-se a obtenção de mais duas presenças nos oitavos de final, para o par homem João Chang e Diogo Glória e para o par senhora de Carolina Silva com a sueca Thyra Hultman, em eventos ganhos por Stanislav Prokura/Mikhail Shepyrev (Rússia) e Judith Mair/Chiara Passeri (Itália) respetivamente.
A edição de 2019 dos Internacionais Juniores de Portugal encerra assim como a mais positiva dos últimos anos para a seleção nacional com vários atletas portugueses a destacarem-se entre as duas centenas de jogadores presentes naquela que é uma das provas mais participadas e elogiadas do Circuito Europeu de Juniores.
Vencedores dos XI Campeonatos Internacionais
Singulares Homens
1º Mads Juel Møller [2] (Dinamarca)
2º Varun Kapur [1] (Índia)
Singulares Senhoras
1º Dounia Pelupessy [2] (Suíça)
2º Amy Tan [1] (Holanda)
Pares Homens
1º Stanislav Proskura/Mikhail Shepyrev [2] (Rússia)
2º Thomas Fourcade/Theo Vaur [2] (França)
Pares Senhoras
1º Judith Mair/ Chiara Passeri [1] (Itália)
2º Katharina Fink/ Yasmine Hamza [2] (Itália)
Pares Mistos
1º Joakim Oldorff/Jannica Monnberg [5] (Finlândia)
2º Rodrigo Almeida/Mariana Neves [8] (Portugal)