Competições de AirBadminton

Jogar na areia é um grande exercício físico que permite aos jogadores trabalhar o corpo todo e desempenhar vários tipos de movimentos, além de entusiasmante e divertido pois não transparece como exercício quando entretido no jogo.

Para competições de AirBadminton a BWF recomenda um evento organizado para equipas com as variantes de pares competindo em pares homens, pares senhoras, pares mistos e trios.

 

Campo (áreas)

  • O campo deve ser um retângulo de 16m x 6m mercado com fitas de 5cm de largura.
  • As linhas que limitam o campo devem ser de fita fabricadas com material resistente, facilmente distinguíveis e preferencialmente nas cores azul ou branca.
  • Todas as linhas fazem parte da área definida como área do campo.
  • O topo da rede a partir da superfície do campo deve ser de 1.45 metros no centro do campo e 1.50 metros sobre as linhas laterais da marcação do campo de pares/trios.

 

Organização de Provas de equipas

O tamanho da equipa deve ser de pelo menos dois homens e duas mulheres até um máximo de quatro homens e quatro mulheres para cada equipa.

O encontro entre equipas é definido em 5 partidas: um par homem, um par senhora, um par misto e dois trios.
A primeira partida de trio, o trio consiste em dois jogadores homens e uma mulher; a segunda partida de trio, o trio consiste de duas jogadoras mulheres e um jogador homem.

 

Sistema de pontuação

O vencedor entre as equipas será a equipa que alcançar primeiro 100 pontos.

  • A primeira partida é um jogo até aos 20 pontos (as equipas mudam de lado quando uma equipa alcançar primeiro o 10º ponto). A segunda partida continua a partir da pontuação final da primeira partida.
  • A segunda partida é jogada até que uma das equipas alcance primeiro a pontuação de 40 pontos (as equipas mudam de lado quando uma equipa alcançar primeiro o 30º ponto). A terceira partida a partir da pontuação final da segunda partida.
  • A terceira partida é jogada até que uma das equipas alcance primeiro a pontuação de 60 pontos (as equipas mudam de lado quando uma equipa alcançar primeiro o 50º ponto). A quarta partida a partir da pontuação final da terceira partida.
  • A quarta partida é jogada até que uma das equipas alcance primeiro a pontuação de 80 pontos (as equipas mudam de lado quando uma equipa alcançar primeiro o 70º ponto). A quinta e última partida a partir da pontuação final da quarta partida.
  • A quinta partida é jogada até que uma das equipas alcance 100 pontos e ganhe o encontro (as equipas mudam de lado quando uma equipa alcançar primeiro o 90º ponto).

 

Considerações sobre os trios

O jogo de trios é um evento emocionante pelo seu ritmo rápido onde boas estratégias e comunicação entre os membros da equipa são fundamentais para vencer.

Em qualquer jogo, o direito ao serviço deve ser exercido em sequência: um servidor inicial serve para qualquer jogador do lado adversário, depois um jogador do trio servidor original que não o servidor inicial para qualquer um dos dois outros jogadores do lado recebedor; e finalmente para o terceiro jogador do trio servidor inicial ao terceiro jogador do lado recebedor e assim por diante.

Após a devolução do serviço, numa jogada, o volante pode ser devolvido por qualquer jogador do lado servidor e da mesma forma para o lado recebedor alternadamente, até que o ponto seja definido.

Jogadores de ambos os lados não podem devolver duas vezes consecutivamente o volante na mesma jogada.

 

Condições Atmosféricas

As condições atmosféricas não devem apresentar nenhum perigo de lesão para os jogadores. A intensidade do vento deve ser suficientemente baixa para permitir condições de jogo.

O árbitro deve avaliar as condições do vento usando um anemômetro – que deve indicar valores não maiores que 12 km/h para permitir jogar.

 

Equipamento (indumentária)

Roupas adequadas, ventiladas e próprias para a prática esportiva tais como t-shirts, tops, camisetas e calções são recomendados para manter os jogadores confortáveis.