O Badminton é uma modalidade paralímpica e fez parte do elenco das modalidades nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 pela primeira vez com uma participação portuguesa que muito nos honra.
Esta participação foi fruto do projeto de implementação do Para badminton em Portugal e que se tem desenvolvido nos últimos 4 anos com a estreita colaboração entre a Federação Portuguesa de Badminton e o Comité Paralímpico de Portugal.
A FPB acredita que o Badminton é um desporto acessível a todos e como tal também deve incluir na sua prática as pessoas portadoras de deficiência física, promovendo a prática desportiva ao nível da condição física, reforço da confiança e auto-estima, aumentando a qualidade de vida e independência e possibilitar o aumento de atletas paralímpicos no nosso país.
Os clubes interessados em proceder à classificação de atletas de Para badminton deverão enviar um breve relatório/exames médicos e um pequeno vídeo (não mais de 5 minutos) do atleta em treino ou competição através do email parabadminton@fpbadminton.pt (até dia 7 de Outubro) e comparecer no dia 9 de Outubro no CAR Badminton para avaliação junto do classificador nacional (hora a confirmar).
Após análise cuidada a FPB irá informar posteriormente da elegibilidade do atleta para o Para badminton.