CIDADE DOS ESTUDANTES RECEBEU LIGA DE CLUBES: FINAL 4 COMEÇA A GANHAR FORMA!
A cidade de Coimbra foi palco da 2ª Jornada Concentrada da Liga de Clubes. O Pavilhão Jorge Anjinho acolheu no passado fim-de-semana as equipas da 1ª e 2ª Divisões, numa organização conjunta da Federação Portuguesa de Badminton e da Associação Académica de Coimbra. Esta jornada concentrada contou com a atuação das FANS – Tuna Feminina da Universidade de Coimbra numa pequena cerimónia de abertura que marcou o tom para novos episódios de emoção e excelente divulgação da modalidade. Findos os encontros calendarizados, começa a definir-se a composição da Final 4 de cada divisão.
Entre as equipas primodivisionárias já só sobra um clube invencível: a Associação Cultural e Desportiva da CHE Lagoense (CHEL) que conquistou a vitória em todos os seus encontros com especial destaque para o triunfo sobre o Clube Desportivo e Recreativo dos Prazeres (CDRP) na reedição da final do ano transato. Derrotaram ainda a Associação Académica de Espinho (AAE) e o Famalicense Atlético Clube (FAC). A equipa da casa, aproveitou o apoio do público para conquistar as primeiras vitórias na edição de 2023, com a AAC a derrotar o Clube dos Fãs do Badminton de Gaia (CFBG) e o Clube Raquete Estrelas das Avenidas (CREA). No terceiro encontro do dia, contra o CDRP, apesar de ter ameaçado a surpresa, não a conseguiu consumar e o valor individual da equipa madeirenses fez-se sentir. O CDRP conquistou uma segunda vitória neste dia ao derrotar o CREA. Também a AAE conquistou duas vitórias nesta jornada sobre o FAC e o CFBG. Assim sendo, logo a seguir aos invictos CHEL, CDRP e AAE destacam-se das demais equipas com doze pontos e muito bem posicionados para carimbarem o apuramento para a Final 4 na última jornada concentrada. Segue-se um grupo de três equipas empatadas com oito pontos na tabela classificativa: Clube Sports Madeira (CSMA), AAC e FAC. O CSMA também saiu de Coimbra com duas vitórias no bolso ao derrotar o CREA e CFBG e conseguiu um precioso ponto numa derrota tangencial com o FAC que conquistou aí a sua única vitória nesta etapa da cidade dos «estudantes». CREA e CFBG não lograram qualquer vitória e estão neste momento, respetivamente, no sétimo e oitavo lugar da classificação geral.
Relativamente à segunda divisão, começa a emergir um claro favorito à vitória final: o Clube Stella Maris (CSM). Reforçado com a melhor atleta portuguesa de sempre, Telma Santos, não parece haver clube que possa parar a equipa de Peniche na sua caminhada até à promoção de divisão. Com vitórias tranquilas sobre o Clube Academia de Badminton Regional e Inclusiva da Lousã-Serpins (CABRIL) e o Sporting Clube de Braga (SCB), o CSM reforça o primeiro lugar e a distância para os perseguidores na tabela classificativa. Nesse grupo perseguidor encontram-se 4 equipas que estão em boa posição para conseguir o apuramento para a Final 4. Mas apenas 3 lugares estão já disponíveis e Sociedade de Instrução Musical de Porto Salvo (SIMPS), Movimento Desportivo (MVD), Novasemente Grupo Desportivo (NGD) e SCB estão apenas separados por um ponto. Tudo pode acontecer na última jornada concentrada e aguarda-se um último dia de fase regular na segunda divisão repleto de incertezas e reviravoltas! Nos três lugares finais da classificação geral desta divisão estão, respetivamente, Núcleo Sporting Clube de Portugal de Tires (NSCPT), CABRIL e Universo dos Mistérios Associação Cultural (UMAC).
A equipa de arbitragem da jornada de Coimbra foi composta pelos juízes árbitros Joaquim Silva e António Rodrigues e pelos árbitros Adalberto Escorcio, André Catarino, Carlos Silva, Cosme Berenguer, Diogo Brás, Isabella Wilkinson, João Gomes, João Madeira, João Teixeira, Luís Durães, Luís Gaspar Santos, Pedro Lopes e Pedro Rodrigues.
A classificação geral atual e resultados podem ser consultados no seguinte link:
https://fpb.tournamentsoftware.com/sport/tournament.aspx?id=DA6ED59F-9BC7-404E-97B5-FECD34DA0A6F
O ranking atual do Prémio #SomosBadminton e os nomeados para #EuSouBadminton pode ser consultado no seguinte link: https://fpbadminton.pt/ranking-somosbadminton-2023/
A próxima jornada concentrada disputa-se no Parchal, nos dias 25 e 26 de Março. Com muitas contas ainda por serem feitas e com alguns lugares ainda por atribuir na Final 4 de cada divisão, estamos certos de que a última jornada da Fase Regular da Liga de Clubes 2023 será memorável.
A Federação Portuguesa de Badminton endereça os seus maiores agradecimentos à Associação Académica de Coimbra, ao Município de Coimbra e ainda à República Guest House, Fisio Mondego e FEB cafés pela disponibilidade e colaboração em uma das provas nacionais que mais se orgulha em organizar.