A 28ª edição do Campeonato Mundial, que decorre entre 21 e 27 de agosto em Copenhaga, Dinamarca, conta com a participação de mais de 375 jogadores de 55 países, competindo em cinco categorias diferentes – singulares homens, singulares senhoras, pares homens, pares senhoras e pares mistos.
Portugal fez-se representar pelo jovem português Bernardo Atilano, acompanhado pelo Selecionador Nacional Fernando Silva, que viu a sua jornada interrompida logo na primeira ronda do torneio.
Atilano, atualmente classificado como o 84.º no ranking mundial, defrontou Ng Ka Long, de Hong Kong, que ocupa a 17.ª posição no ranking global. O confronto foi rápido e intenso, mas Ng Ka Long conseguiu superar Atilano com parciais de 21-11 e 21-8 em 28 minutos.
Com este resultado, Bernardo Atilano foi eliminado do Campeonato Mundial deste ano. Por outro lado, Ng Ka Long avançou para a segunda ronda do torneio, onde enfrentou e derrotou Uriel Canjura Atriga, de El Salvador.
Embora Atilano tenha enfrentado uma saída precoce do torneio, a sua participação no Campeonato Mundial é uma prova da sua dedicação à modalidade. A Federação Portuguesa de Badminton deseja-lhe o melhor nos seus futuros compromissos desportivos e espera vê-lo novamente em plena forma nas competições a decorrer em breve na América Latina (Guatemala e Peru).
Photographer Mikael Ropars