Na passada sexta-feira, dia 19 de Abril, a Badminton World Federation (BWF) confirmou junto do Comité Paralímpico de Portugal (CPP) e da Federação Portuguesa de Badminton (FPB) a atribuição da quota de participação à atleta Beatriz Monteiro na vertente de singulares femininos SU5 nos Jogos Paralímpicos Paris 2024.
Depois de ter alcançado um honroso 5.º lugar nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, a jovem atleta conseguiu assegurar a vaga para Paris por via da posição do ranking mundial e garantir a sua segunda participação paralímpica.
A atleta, à data da confirmação da vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris, encontrava-se em Vitoria, Espanha, a participar no Spanish Para Badminton International 2024 – II, onde acabou por conquistar, juntamente com a atleta francesa Catherine Naudin, a medalha de prata na vertente de pares SL3 – SU5, não escondeu a emoção quando recebeu a notícia. «Foi uma semana atribulada e cheia de emoções. A competir com uma ansiedade que já não conseguia controlar e que me controlava de várias maneiras. Estava a aquecer para os Quartos de Final quando soube que tinha conseguido a qualificação nominal para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 e entre lágrimas e sorrisos senti que tudo tinha valido a pena» – declarou a jovem atleta Beatriz Monteiro.
Diogo Silva, Selecionador Nacional, expressou a “satisfação e orgulho” na confirmação do apuramento da Beatriz para os Jogos Paralímpicos Paris 2024 com a certeza de que “é um prémio justo para o trabalho da Beatriz e de todos os que apoiaram neste percurso, desde clubes, treinadores, FPB e CPP. Tudo faremos para honrar a bandeira portuguesa e o badminton nacional!”.
O Selecionador Nacional destacou ainda a prestação do atleta paralímpico Diogo Daniel «companheiro de jornada da Beatriz neste processo desde o primeiro momento», que termina este ciclo de apuramento dentro do top 15 mundial, «pode encarar o ciclo de 2028 com perspectivas muito positivas de lutar de forma real pelo apuramento Paralímpico».
É com imenso orgulho e satisfação que a Federação Portuguesa de Badminton vê reconhecido o trabalho da atleta Beatriz Monteiro com a confirmação da sua classificação naquele que é o evento multidesportivo mais importante do mundo. Este feito não é apenas mais um marco na carreira individual da Beatriz, mas também um triunfo para o seu clube e para os colegas de treino que diariamente se dedicam à modalidade no CAR Badminton, no âmbito do projeto PAAR – Programa de Apoio ao Alto Rendimento.
A FPB deseja a Beatriz Monteiro e ao Selecionador Nacional, Diogo Silva, sucesso nos Jogos Paralímpicos Paris 2024, assim como a toda a comitiva do CPP, representando Portugal com orgulho.