A Federação Portuguesa de Badminton (FPB) deu um passo significativo na promoção e desenvolvimento do alto rendimento desportivo, ao lançar em 2022 o programa de Bolsas de Apoio à Participação Internacional (BAPI). Com foco na excelência desportiva e no crescimento dos seus atletas, a FPB entendeu repetir o programa na presente época desportiva com o intuito de reforçar um ambiente propício para a ascensão de talentos de nível internacional. As BAPI surgiram na procura da FPB por formas inovadoras de impulsionar os seus atletas, a partir do escalão de Sub15, rumo ao sucesso, com foco numa maior participação internacional e na transição entre o alto rendimento e a preparação olímpica.
O desenvolvimento do programa obrigou a uma reavaliação das suas diretrizes, conforme previsto no Regulamento das BAPI para a Época 2023, e após análise foi tida em consideração a revisão do número máximo de Bolsas a que um atleta se pode candidatar, bem como a revisão dos critérios de ranking para a sua atribuição. Além dos critérios já existentes, a FPB decidiu instituir dois critérios adicionais visando uma avaliação mais holística dos atletas, permitindo que o programa BAPI seja um reflexo mais exato das aspirações e conquistas dos nossos talentos desportivos.
É com grande satisfação que a FPB compartilha o notável sucesso do programa de Bolsas de Apoio à Participação Internacional – BAPI. Em 2023, 17 atletas beneficiaram deste apoio para participar em 17 competições, totalizando um total de 30 bolsas e um investimento de 6.000€ que ilustra o compromisso da FPB em capacitar os atletas e impulsionar a excelência desportiva.
A FPB está orgulhosa dos avanços notáveis alcançados pelos seus atletas também devido a estas bolsas, incluindo a subida nos rankings internacionais, o aumento da representação portuguesa em competições internacionais e o incremento da competitividade. Diante desses resultados encorajadores, a FPB sente a responsabilidade de fortalecer ainda mais esta iniciativa que tem tido um impacto positivo nas trajetórias individuais dos atletas, ao mesmo tempo que eleva o nível do badminton português no cenário internacional com reflexo nos resultados recentes das Seleções Nacionais.
Horácio Bento de Gouveia, Presidente da FPB, ressalta a importância desta iniciativa como mais um pilar fundamental para o desenvolvimento do alto rendimento no badminton português: “As BAPI são uma prova da nossa determinação em proporcionar condições ideais para o crescimento dos nossos atletas. Com a atribuição destas bolsas estamos a moldar o futuro do badminton nacional e a preparar os nossos atletas para alcançar e elevar o nome de Portugal no panorama internacional”.
Com o sucesso inquestionável do programa até ao momento e esgotados os recursos financeiros alocados para a presente época, a Direção da FPB está empenhada em assegurar que a próxima época, em 2024, conte com recursos ainda mais substanciais. Reconhecendo a importância de potenciar o badminton português e ampliar o apoio aos atletas, a FPB está ativamente à procura de novas parcerias e patrocínios que partilhem da sua visão.