Badminton volta a estar presente no Encontro Nacional de Esperanças Olímpicas

No último fim de semana, 20 e 21 de fevereiro, o Rio Maior Sports Centre foi palco da quarta edição do Encontro Nacional de Esperanças Olímpicas (ENEO), que reuniu 99 atletas acompanhados por 51 treinadores de 18 Federações distintas. O evento, organizado pelo Comité Olímpico de Portugal (COP), contou com uma ampla variedade de atividades, destacando-se as sessões voltadas para o desenvolvimento dos participantes como atletas de alto rendimento.

A Federação Portuguesa de Badminton esteve representada pelos atletas Tiago Berenguer, Santiago Batalha (integrados no projeto desde 2023) e Alexandre Bernardo (integrado em 2024), acompanhados do selecionador nacional Diogo Silva.

As sessões do ENEO abordaram temas cruciais para o percurso até os Jogos Olímpicos, incluindo comunicação, educação olímpica, safeguarding, controlo antidoping, nutrição, psicologia, gestão de carreira e preparação para a transição de carreira. Estes conteúdos foram dinamizados pelos vários departamentos do COP e pela Comissão de Atletas Olímpicos. No Auditório do CAR Rio Maior, os treinadores tiveram momentos de aprendizagem e partilha, com exemplos de modelos de Alto Rendimento, reuniões temáticas e workshops técnicos abordando temas como técnica de corrida, treino de core para jovens e especialização metabólica no processo de formação.

Durante as “Conversas Olímpicas” destinadas a treinadores e atletas, personalidades notáveis como Susana Feitor, atleta Olímpica de marcha e presidente da Fundação do Desporto, e Rui Jorge, selecionador nacional de Futebol sub-21, partilharam suas experiências. Susana Feitor incentivou os jovens atletas, recordando a sua primeira experiência no ENEO, enquanto Rui Jorge refletiu sobre sua participação como atleta e treinador nos Jogos Olímpicos.

Na manhã de domingo, o ENEO incluiu troca de experiências na área do treino, uma sessão informativa sobre antidoping pela Autoridade Antidopagem de Portugal e uma prática de preparação de alimentos pré-treino, com a supervisão da nutricionista do COP, Cláudia Minderico.

À tarde, o evento recebeu a atleta Olímpica de marcha, Inês Henriques, e o seu treinador, Jorge Miguel, para mais “Conversas Olímpicas”. A sessão encerrou com as palavras de Pedro Roque, diretor desportivo do COP e coordenador do ENEO, destacando a importância de os atletas trabalharem em equipa, respeitando os valores olímpicos: a Excelência, a Amizade e o Respeito.

No fim do encontro, os atletas Tiago Berenguer, Alexandre Bernardo e Santiago Batalha expressaram abertamente o seu orgulho e agradecimento por terem participado num evento de magnitude tão significativa como o ENEO, um verdadeiro catalisador para o crescimento e a inspiração no cenário olímpico português.

Tiago Berenguer compartilhou sua gratidão e alegria, afirmando: “É um orgulho enorme fazer parte de um projeto tão especial. O ENEO proporcionou-me o enriquecimento do meu círculo social, agregando novas amizades, conhecendo outras modalidades e ampliando os meus horizontes. A saída da minha zona de conforto permitiu-me partilhar ideias e pensamentos. É muito gratificante ver o meu trabalho reconhecido, agradeço à FPB e a todos os que me proporcionaram esta experiência.”

Por sua vez, Alexandre Bernardo expressou sua satisfação com o fim de semana, destacando: “Foi um fim de semana com muitas atividades, palestras e aprendizagens que levarei para a frente na minha carreira. Estou muito feliz com todas as oportunidades ao longo do fim de semana. Agradeço a oportunidade, é um prazer fazer parte de um projeto tão significativo” e Santiago Batalha declarou: “É um orgulho fazer parte deste projeto mais um ano. O ENEO foi um fim de semana de muitas aprendizagens e novas amizades. Fico contente e agradecido por reconhecerem o meu trabalho. Agradeço mais uma vez a oportunidade”.

Fotografias do Comité Olímpico de Portugal