Badminton presente no Encontro Nacional de Esperanças Olímpicas

Os atletas Tiago Berenguer e Santiago Batalha estiveram presentes nos dias 21 e 22 de Janeiro no Encontro Nacional de Esperanças Olímpicas (ENEO), que teve lugar no Centro de Alto Rendimento (CAR) do Jamor, acompanhados pelo Selecionador Nacional Fernando Silva. 

Durante o passado fim de semana os nossos jovens promissores da modalidade estiveram em contacto com mais de uma centena de outros atletas esperanças olímpicas de Andebol, Atletismo, Canoagem, Ciclismo, Dança Desportiva, Ginástica, Golfe, Judo, Natação, Skateboarding, Pentatlo Moderno, Remo, Surf, ténis, ténis de Mesa, Tiro com Arco, Triatlo, Vela e Voleibol.

Ao longo do dia de sábado realizaram-se sessões formativas, para atletas e treinadores, abordando vários temas importantes para a prática desportiva a nível de alto rendimento. As sessões dedicadas aos atletas abordaram temas como Educação Olímpica, Integridade, Nutrição, Combate à Dopagem e foi-lhes proporcionada a oportunidade de experimentar modalidades como o atletismo, breaking e badminton. A ação de divulgação de Badminton esteve a cargo dos atletas da Bolsa de Solidariedade Olímpica, Bernardo Atilano e Madalena Fortunato, que convidaram todos os presentes a experimentar a nossa modalidade.

“Esperanças Olímpicas”, “Avaliação e Controlo do Treino”, “Medicina no Desporto”, “Psicologia do Desporto” foram algumas das temáticas abordadas pela equipa do Comité Olímpico de Portugal (COP) no Seminário sobre “Desafio da transição rumo ao Alto Rendimento” dedicado aos treinadores e “Talento, Federações e Preparação Olímpica” foi abordado por algumas figuras conhecidas, como José Couceiro, Diretor Técnico da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Tavares, vice-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, José Machado, da Federação Portuguesa de Natação e Ricardo Machado, da Federação Portuguesa de Canoagem.

O evento organizado pelo COP reuniu mais de um centena de jovens atletas aspirantes a participar nos Jogos Olímpicos Los Angeles 2028 e Brisbane 2032, 62 treinadores de 18 federações e inúmeros encarregados de educação a quem, na Sessão de Abertura, o presidente do COP, José Manuel Constantino, dirigiu algumas palavras afirmando que são “a grande reserva no apoio” à preparação dos atletas, pedindo-lhes que “acreditem e transmitam essa crença aos filhos.”

A atleta Patrícia Mamona e o seu treinador José Uva protagonizaram o encerramento do primeiro dia do ENEO. Entre os muitos conselhos aos jovens atletas, a atleta vencedora da medalha de prata em triplo salto nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021 deixou a mensagem: “Aproveitem esta oportunidade”.

No domingo, depois da manhã dedicada a testes de avaliação e controlo de treino no Laboratório do CAR Jamor, o “Perfil Psicológico e Top Performance” foi o tema abordado por Ana Bispo Ramires, psicóloga que integra a Direção de Medicina Desportiva do COP e a judoca olímpica Telma Monteiro foi a convidada das “Conversas Olímpicas”.

Telma Monteiro, que confessou que a sua motivação para continuar a treinar “é fazer história” e poder vir a ser a primeira judoca a competir em seis Jogos Olímpicos, aconselhou os jovens participantes no ENEO a investirem na sua formação.

Neste evento tão importante a nível nacional, que reuniu um grupo de excelência, repleto de campeões da Europa e campeões do Mundo nos seus escalões, nomeadamente o jovem talento talento Tiago Berenguer, Campeão da Europa de Sub 15,  estiveram ainda presentes em representação da Federação Portuguesa de Badminton o Director José Louro e o Selecionador Nacional Diogo Silva. 

Santiago Batalha, Fernando Silva (Selecionador Nacional) e Tiago Berenguer
© Federação Portuguesa de Badminton
Encontro Nacional de Esperanças Olímpicas no Centro Alto Rendimento do Jamor Estádio do Jamor
© Francisco Paraíso