No seguimento da apresentação da candidatura da Federação Portuguesa de Badminton (FPB) aos Prémios de Mérito Desportivo 2023 do Instituto Português do Desporto e Juventude, que reconhece aos/às praticantes em regime de alto rendimento que obtiverem resultados desportivos correspondentes aos níveis máximos de rendimento da modalidade, o reconhecimento do valor e mérito dos seus êxitos desportivos, é com grande orgulho e satisfação que a FPB vê os seus atletas e treinadores figurarem entre os homenageados.
A Cerimónia de Entrega de Prémios de Mérito Desportivo 2023 realizou-se ontem, dia 23 de outubro, pelas 18h30, no Teatro Thalia, em Lisboa, e contou com a presença do Governo, através das tutelas do Desporto e da Inclusão. Neste evento, que celebra o valor e mérito dos êxitos desportivos conquistados no plano internacional durante a época 2022/2023, que dignificam o País e servem de inspiração para as atuais e futuras gerações, a Federação Portuguesa de Badminton fez-se representar pelo seu Presidente Dr. Horácio Bento de Gouveia.
É com grande orgulho que a FPB vê os seus atletas e treinadores entre os premiados, destacando o sucesso contínuo da modalidade no cenário internacional:
Beatriz Monteiro | Diogo Silva e Fernando Silva | European Para Games 2023, Roterdão
Diogo Daniel | Diogo Silva e Fernando Silva | European Para Games 2023, Roterdão
Tiago Berenguer | Diogo Silva e Fernando Silva | 2023 European U17 Championships, Vilnius
“Estamos confiantes de que esses prémios e reconhecimentos são apenas o começo de uma trajetória ainda mais brilhante para o Badminton em Portugal, e continuaremos a trabalhar incansavelmente para alcançar ainda mais conquistas notáveis. O nosso compromisso com a excelência desportiva e o desenvolvimento dos atletas permanece inabalável” – declarou o Presidente Dr. Horácio Bento de Gouveia no fim da Cerimónia.
Os prémios de Mérito Desportivo foram atribuídos, este ano, a 20 modalidades e a mais de 90 praticantes ou equipas, 18 juízes/árbitros, e concedidos a praticantes em regime de alto rendimento que obtiveram resultados desportivos correspondentes aos níveis máximos de rendimento da modalidade.
Conforme indicado pelo IPDJ, esses prémios representam um “reconhecimento do valor e mérito” alcançado por diversos grupos, incluindo praticantes desportivos, clubes ativos e envolvidos na formação desportiva, bem como equipas técnicas de disciplinas associadas ao programa olímpico que alcançam uma classificação nos três primeiros lugares dos Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais e Europeus na categoria absoluta. Além disso, os prémios também são estendidos a cidadãos com deficiência que conquistam posições nos três primeiros lugares dos Jogos Paralímpicos, Campeonatos Mundiais e Europeus nas modalidades, disciplinas e provas incluídas no programa oficial dos Jogos Paralímpicos.
É importante notar que o valor total desses prémios é notável, ascendendo a 1,19 milhões de euros, representando um aumento substancial em comparação com a época anterior (2021/2022), quando estava estabelecido em 700 mil euros. Esse aumento destaca a importância das realizações desportivas e reflete a dedicação e o sucesso de todos os envolvidos.
Na cerimónia foram ainda efetuadas outras duas relevantes distinções: Selo Estudante-Atleta a oito Instituições do Ensino Superior que fomentam a articulação ao nível das carreiras duplas, desportiva e académica, assim como cinco distinções de mérito desportivo e escolar a praticantes enquadrados pela UAARE – Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola onde consta o nome da aluna-atleta Beatriz Monteiro do Agrupamento de Escolas Bordalo Pinheiro em Caldas da Rainha.
Estas conquistas notáveis são fruto de anos de trabalho árduo por parte dos nossos atletas e treinadores, começando nos clubes desportivos onde os atletas iniciaram a sua formação. Além disso, também demonstram o impacto positivo de programas como a UAARE, que a Federação Portuguesa de Badminton aderiu prontamente e à reformulação desse programa para atender às necessidades específicas dos atletas de badminton, com a criação do PAAR, onde se inclui o para-atleta Diogo Daniel, contribuiu significativamente para estes resultados excecionais ao proporcionar treinos diários, acompanhamento técnico especializado, entre outros serviços, num equipamento de excelência como é o CAR Badminton em Caldas da Rainha.
É importante mencionar que tudo isso só foi possível com o apoio dos programas destinados às esperanças olímpicas e paralímpicas promovidos pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) e pelo Comité Paralímpico de Portugal (CPP). A colaboração e o suporte destas entidades desempenham um papel vital no nosso caminho rumo a uma perspetiva de cada vez mais e maiores sucessos no plano desportivo internacional.
Para acesso ao registo audiovisual do evento deve consultar os meios de comunicação do IPDJ disponíveis em https://linktr.ee/ipdj_ip