Entre 9 e 13 de Outubro o Centro de Alto Rendimento em Caldas da Rainha recebeu dezenas de atletas da Seleção Nacional de Sub17 e Seniores em contexto de estágio de observação e preparação dos atletas para futuras convocatórias.
O plano de treinos do Estágio da Seleção Nacional de Sub17, que decorreu de 9 a 11 de Outubro, incluiu 5 sessões de trabalho com duas destinadas a trabalho de singulares, duas destinadas a trabalho de pares e uma sessão de jogos treino. No trabalho de singulares o foco incidiu no contexto defensivo com conteúdo de técnica de footwork e técnica de batimento complementado com situações de 1v2 em contexto semelhante ao jogo. Na variante de pares prosseguiu-se o trabalho iniciado com os Estágios orientados por Diemo Ruhnow, e focou-se na qualidade e consistência dos primeiros 3 batimentos do par. Desenrolou-se também uma sessão prática orientada pelo Preparador Físico da Seleção Nacional, José Eduardo Nunes, com a temática «Introdução ao treino em ginásio». É cada vez mais frequente ver-se os atletas a procurarem o treino em contexto de ginásio como complemento ao treino de raquete. Assim, durante este estágio, procurou-se mostrar como se trabalha neste tipo de espaço e como trabalhar os principais padrões motores.
A Equipa Técnica Nacional (ETN) numa lógica de abertura e partilha de conhecimento do trabalho que é desenvolvido nas Seleções Nacionais estendeu ainda o convite aos treinadores Nuno Santos (CABRIL) e Luís Pinto (NGD) para acompanharem no planeamento e observação dos treinos da Seleção de Sub17.
Luís Pinto considerou que o “treino foi muito dinâmico e intenso” com “atletas muito empenhados e muito disponíveis para o desafio de novas informações de um treinador diferente” num “plano de estágio bem elaborado, principalmente nos treinos de pares”.
Nuno Santos, que expressou o seu agrado pelo convite, confessou que a oportunidade “possibilitou uma frutífera troca de experiências e de ideias com os restantes participantes, assim como reviver algumas experiências felizes enquanto atleta representante das nossas seleções”.
Depois de parabenizar a FPB pela iniciativa e agradecer o convite, ambos os treinadores acrescentaram que esperam que “estas iniciativas de partilha possam ser mantidas no tempo, porque podem trazer contributos positivos para o desenvolvimento do badminton português”.
Entre os atletas convocados estava Margarida Pinto que não escondeu que “ser chamada a um estágio da seleção foi um sonho tornado realidade” e “uma oportunidade única de treinar com pessoas do mesmo nível ou superior e poder adquirir novos conhecimentos”. Beatriz Sacramento acrescentou que “foi uma experiência muito enriquecedora ter tido a oportunidade de ouvir e aprender com outros treinadores e também poder treinar com um bom grupo de atletas”. “O espírito de equipa foi inexplicável”, acrescentaram ambas as atletas.
Entre 11 e 13 de Outubro a Seleção Nacional de Seniores teve 5 sessões de trabalho com os atletas convocados a serem divididos em dois grupos de treino, equipa masculina e equipa feminina, tendo em conta a preparação para os Grupos de Qualificação do Campeonato da Europa de Equipas Masculinas e Femininas. Foi feito trabalho específico de singulares e de pares em ambos os grupos. Na variante de singulares trabalhou-se em vários contextos táticos com especial foco no controlo e iniciativa das jogadas e também construção ofensiva e finalização das mesmas. O grupo de pares, prosseguiu com o trabalho específico no plano tático de defesa e proteção do ataque. Os atletas tiveram ainda oportunidade de continuar o trabalho na área de prevenção de lesões, com o Fisioterapeuta da Equipa Técnica Nacional João Jorge, iniciado no estágio anterior, desta feita em contexto de treino e com intervenção direta junto dos jogadores.
Elisa Almeida, que foi chamada pela ETN pela primeira vez, confessou: “fiquei mesmo feliz por ter sido convocada e ter a oportunidade de participar neste estágio. Para mim foi uma boa experiência e gostei de treinar com este grupo muito simpático em que todos deram muito apoio uns aos outros”.
Simão Ferreira, depois do último treino, afirmou que “estes estágios são importantes tendo em conta que os melhores atletas nacionais se juntam para treinar e assim conseguimos atingir uma qualidade de treino superior. Termino o estágio com a sensação de que todos saímos melhores, com margem de evolução e com um espírito competitivo e de sacrifício cada vez maior”.
Diogo Silva, Selecionador Nacional, não escondeu a sua satisfação, salientando que “foi uma semana de estágio muito produtiva para as seleções nacionais. Os atletas trabalharam com qualidade e intensidade correspondendo a tudo o que lhes foi pedido. Mostraram estar prontos para lutar por mais oportunidades em futuras convocatórias”.