Adriana Gonçalves e Sónia Gonçalves garantem a presença no Campeonato do Mundo que irá decorrer em Huelva, Espanha, de 12 a 19 de Dezembro de 2021, na categoria de Pares Senhoras.
As atletas, naturais de Famalicão, assumem o nº 100 no ranking mundial e irão agora juntar-se ao atleta Bernardo Atilano, que até agora era o único português naquela que é competição internacional de badminton mais aguardada desta época.
Embora as atletas se tenham visto privadas de participar em competições internacionais, desde 2020, devido à pandemia, confirmaram a sua admirável condição física e resiliência ao sagrarem-se Campeãs Nacionais em Pares Senhoras e ainda Campeã Nacional, Adriana Gonçalves, e Vice-campeã Nacional, Sónia Gonçalves, em Singulares Senhoras no Campeonato Nacional de Seniores, que se realizou no CAR Badminton entre 20 e 21 de Novembro.
A equipa técnica nacional, composta por Diogo Silva e Fernando Silva, declarou que «a presença no Campeonato do Mundo, na prova de pares femininos, é um justo prémio para duas atletas que muito têm dedicado à modalidade, com resultados que falam por si; além disso é o reforçar do nosso entendimento de que, cada vez mais, a nossa aposta em participações internacionais deve ser tão vincado nas provas de pares como nas provas de singulares, como atesta este apuramento do par da Sónia e Adriana que vem no seguimento de participações da dupla em Campeonatos da Europa, Jogos Europeus e Jogos do Mediterrâneo. É possível termos pares, além de singulares, nestes eventos e é nossa responsabilidade lutar por isso. Por agora, temos a certeza que a Adriana e a Sónia nos vão deixar honrados com a sua participação e representação do nosso país.»
Horácio Bento de Gouveia, presidente da Federação Portuguesa de Badminton, manifestou o agrado pelo aumento da representatividade portuguesa na competição e felicita as atletas: «Será certamente um dos momentos mais altos das suas carreiras desportivas e fazemos votos do maior sucesso, nesta competição onde se irão defrontar os melhores jogadores da modalidade.»
“Nunca haverá maior orgulho do que podermos representar o nosso país em competições internacionais, mas a possibilidade de o fazermos num Campeonato do Mundo é elevar a nossa modalidade ao mais alto nível, juntamente com os melhores jogadores da atualidade”, declararam as atletas quando receberam a notícia da sua presença no torneio.
A expetativa das cores nacionais relativamente ao Campeonato do Mundo, aumenta ainda mais com esta notícia. Os três atletas culminarão a sua época desportiva a bater-se entre os melhores do mundo e a carregar bem alto a bandeira portuguesa e a representar com o brio que os carateriza o nosso badminton e todos os que, dia após dia, trabalham para o levar um mais longe.