PORTUGAL CONQUISTA 3 TÍTULOS NOS INTERNACIONAIS SUB17

Terminou a quarta edição do U17 Portugal Open no Centro de Alto Rendimento para o Badminton em Caldas da Rainha. Depois de três dias de competição, repletos de jogos intensos e de qualidade, o rescaldo para as cores nacionais é muito positivo saldando-se na obtenção, pelo segundo ano consecutivo, de 3 títulos em 5 possíveis. Rafaela Silva e Maribel Sousa juntam os seus nomes na história do torneio ao de Tiago Berenguer, já vencedor em edições anteriores.

O jovem madeirense, recém sagrado Campeão Nacional de Seniores com apenas 16 anos, obteve a terceira vitória consecutiva na prova de singulares masculinos nos Internacionais de Portugal Sub17, derrotando na final César Rodrigues que mostrou o seu valor ao obter este segundo lugar. Tiago Berenguer encerra o seu percurso de sub17 como o atleta mais bem sucedido na história da competição com 3 vitórias em 4 participações, presença essa que começou com um terceiro posto em 2021 com apenas 13 anos, consumando mais um marco relevante na sua carreira. Também por isso, merece destaque nesta prova esteve o jovem Martim Marques que, com 13 anos, alcançou os quartos de final.

Em singulares femininos, Maribel Sousa já tinha feito história ao ser a primeira portuguesa a alcançar a final desta competição. Na final, apesar de toda a luta e entrega, não foi capaz de derrotar a ucraniana Polina Prykhodko. Mas, havia mais história para ser escrita por atletas portuguesas. Maribel Sousa e Rafaela Silva conquistaram a prova de pares femininos depois de vencerem no jogo decisivo as francesas Clea Baque e Celeste Dalidet, tornando-se o primeiro par senhora português a vencer o U17 Portugal Open. Ainda nesta prova, realce para o terceiro lugar alcançado pela portuguesa Elisabete Horban em parceria com a atleta radicada em Portugal, Veronika Tepliakova.

A terceira vitória nacional chegou no evento de pares mistos. Tiago Berenguer e Rafaela Silva conquistaram o segundo ouro do dia na sua conta pessoal ao derrotarem na última partida do dia o par formado pelo francês Soren Marion Gothsener e a inglesa Anna Stewart.

A única prova em que Portugal não conseguiu alcançar a final foi na variante de pares masculinos, disputada por dois pares de França e conquistada pela dupla Keenan Briere/Soren Marion Gothsener perante Alexandre Douillard-Guennou/Aurelien Nurit. O melhor par português nesta prova foi Artur Fernandes/César Rodrigues, derrotados nos quartos de final pelo par que viria a conquistar a competição.

Salda-se assim com um sucesso assinalável a participação dos atletas portugueses no IV U17 Portugal Open. Com quatro finais alcançadas e três títulos conquistados, os jovens nacionais continuam o seu caminho de evolução e maturação competitiva nom contexto desportivo de maior exigência. A organização desta competição reveste-se de particular importância para o nosso badminton, pois permite a um leque alargado de jogadores portugueses o contacto com adversários de outras nacionalidades e de diferentes patamares de rendimento. Em 2024 participaram 36 atletas portugueses de 17 clubes nacionais, muitos deles a terem neste certame a sua primeira experiência internacional.

Um agradecimento especial é devido aos parceiros da Federação Portuguesa de Badminton que permitem que o Portugal U17 Open mantenha um nível de excelência e o seu estatuto como um dos melhores eventos do escalão a nível europeu: Munícipio de Caldas da Rainha, Turismo de Portugal Centro, Agrupamento de Escolas Bordalo Pinheiro e Physioclem.

Um agradecimento especial também à equipa de arbitragem pelo seu profissionalismo e dedicação.

Pode consultar todos os resultados no TournamentSoftware e encontra fotografias e vídeos nas redes sociais da FPB.

As atenções viram-se agora para a Seleção Nacional de Sub19 que, a partir de 26 de Novembro, inicia a sua participação no Campeonato da Europa de Sub19 em Ibiza, Espanha.