Atleta paralímpica Beatriz Monteiro torna-se embaixadora do projeto UAARE

Hoje, dia 30 de setembro, pelas 19h00, a Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro será palco da Cerimónia de Indigitação de Embaixadores do programa UAARE (Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola). Neste evento, serão destacados três atletas de renome: João Almeida (Ciclismo), João Pereira (Triatlo) e Beatriz Monteiro (Para Badminton), que assinarão a carta de compromisso como Embaixadores OLY UAARE e PLY UAARE-CAP. A nomeação destes atletas ocorre no âmbito de um acordo de cooperação entre o Programa UAARE, a Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal (AAOP) e a Comissão de Atletas Paralímpicos (CAP).

Os embaixadores UAARE têm como missão representar os mais elevados padrões de ética e conduta desportiva, sendo um exemplo para os alunos-atletas das Escolas UAARE. O compromisso dos embaixadores inclui apoiar e promover o equilíbrio entre a carreira desportiva e os estudos, inspirando a comunidade escolar e incentivando a excelência física, mental e académica.

A atleta Beatriz Monteiro, que integrou a UAARE-AERPB em 2020, é um exemplo de sucesso deste programa. Durante o seu percurso, conseguiu conciliar os treinos no CAR Badminton em Caldas da Rainha com a conclusão do ensino secundário, ao mesmo tempo que competia pela classificação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio e Paris, conquistando um honroso 5.º lugar em ambas as edições.

A atleta, que agora assume o papel de embaixadora, expressou sua satisfação: “Para mim é uma honra assumir este cargo. Estou disposta a ajudar em tudo o que me for possível e fico mesmo muito feliz por ter sido escolhida para assumir este cargo tão importante.”

Os embaixadores assumem a responsabilidade de promover boas práticas de conciliação entre carreira desportiva e escolar, além de valorizar as conquistas dos alunos-atletas. A sua atuação visa influenciar positivamente a atitude de todos os envolvidos no ambiente desportivo escolar e associativo, sempre mantendo os mais altos padrões de conduta e ética.

A Cerimónia de Indigitação promete ser um marco importante no fortalecimento do papel das Escolas UAARE na formação de atletas de alto rendimento, aliando o desporto à educação, e no impacto positivo que estes exemplos podem ter na sociedade.