O Projeto de Esperanças Olímpicas (PEO) visa apoiar jovens atletas com potencial para participar nas próximas edições dos Jogos Olímpicos. Este programa destina-se a atletas e equipas com resultados destacados em competições internacionais, conforme critérios estabelecidos em colaboração entre o Comité Olímpico de Portugal (COP) e a Federações.
A partir de critérios definidos em grelha produzida para o efeito numa estreita articulação entre o Comité Olímpico de Portugal (COP) e a Federação Portuguesa de Badminton (FPB), para além dos atletas que consigam resultados, a Federação poderá propor outros atletas, para formação de um Grupo de Treino.
Em 2023 integram o projeto os atletas Tiago Berenguer, por via do 3.º lugar no Ranking Europeu de Sub 17, no dia 2 de Janeiro de 2023, e Santiago Batalha, por via de proposta de integração no Grupo de treino do atleta Tiago Berenguer.
Tiago Berenguer, atual detentor do n.º1 no ranking Europeu de singulares Homens de Sub 17, desde maio de 2023, e prata no Campeonato Europeu de Sub 17, garantiu sua continuidade no PEO, assim como Santiago Batalha, em reconhecimento do seu potencial desportivo e resultados internacionais.
Para 2024, a FPB, em conformidade com o COP, decidiu incluir no Grupo de Treino o atleta Alexandre Bernardo. O jovem algarvio, que recentemente se destacou ao chegar a três finais na 3ª edição do U17 Portugal International, recebeu com entusiasmo esta oportunidade: “Sinto-me muito honrado e feliz por fazer parte deste projeto. Mais uma prova que todo o meu trabalho é reconhecido e que devo continuar a trabalhar e dar o meu melhor como sempre dei”.
Os atletas e Equipa Técnica Nacional irão participar no próximo Encontro Nacional de Esperanças Olímpicas (ENEO), que terá lugar nos dias 20 e 21 de janeiro de 2024 no Centro de Alto Rendimento de Rio Maio. Este evento organizado pelo COP destina-se a todos os atletas integrados no PEO e respetivos treinadores, no qual se desenvolve o Espírito Olímpico.
O Presidente da FPB expressou votos de sucesso aos jovens atletas, parabenizando também pais, treinadores e dirigentes desportivos dos clubes envolvidos no projeto. Este compromisso contínuo com o desenvolvimento desportivo reflete o compromisso da FPB em promover o talento emergente no badminton português.