A Federação Portuguesa de Badminton (FPB) anuncia o regresso do programa de Bolsas de Apoio à Participação Internacional (BAPI) para a época de 2024. Este programa, criado em maio de 2022, visa incentivar e recompensar financeiramente os atletas de mérito desportivo, sendo um fator crucial para o desenvolvimento contínuo do badminton em Portugal.
Na época 2023, a FPB atribuiu 30 bolsas, num investimento de 6.000€, a 17 atletas dos Sub 15 aos Seniores. Este apoio permitiu aos atletas participar em 17 competições, contribuindo para o aumento da representação portuguesa em eventos internacionais, a subida nos rankings e o fortalecimento da competitividade nacional.
Aproveitamos para lembrar o depoimento de Bruno Carvalho, atualmente na posição 266 do Ranking Mundial, que afirmou que “a criação das BAPI foi um dos momentos mais importantes da minha carreira”. Este testemunho reflete o impacto positivo do programa na trajetória individual dos atletas.
Para a época de 2024, a FPB irá manter os acertos nas diretrizes que foram adicionados em Maio: a participação regular nas seleções nacionais nos últimos seis meses e um parecer positivo da Equipa Técnica Nacional (ETN) e garantir os mesmos recursos para a época de 2024 disponibilizando 6.000€ para 30 BAPI. Tal como nas edições anteriores, no final do primeiro semestre será feita uma avaliação para revisão do número máximo de BAPI a que um atleta se pode candidatar e a revisão dos critérios de ranking para atribuição de BAPI.
A Direção da FPB encoraja todos os atletas elegíveis a participar do processo de candidatura às Bolsas BAPI 2024. Este é um passo no caminho para o reconhecimento internacional, crescimento desportivo e a oportunidade de representar Portugal em competições de prestígio.
O requerimento para concessão da bolsa deve ser apresentado antes do término da inscrição para a competição a que o atleta se candidata e deverá seguir as diretrizes que podem ser consultadas em detalhe no documento publicado aqui.